O avanço da dengue em Divinópolis nos dois últimos meses deixou o sistema de saúde do município em alerta. Na semana de 1º a 8 de março, o número de casos notificados subiu de 475 para 663, aumento de 39,57%. Os casos confirmados da doença tiveram um salto de 37,43% no mesmo período, subindo de 195 para 268. Já o número de pessoas internadas aumentou 25,80%, saltando de 31 para 39 internações.
AÇÕES
Para evitar um surto epidêmico da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está ampliando a realização dos mutirões contra a dengue nos bairros. A Vigilância em Saúde Ambiental anuncia para o próximo sábado (11/3) mais uma etapa do mutirão de limpeza de combate à dengue, desta vez nos bairros: Serra Verde, Osvaldo Machado Gontijo e Alto das Oliveiras.
A ação acontecerá das 8h às 12h. Os agentes de Combate à Endemias percorrerão os quarteirões dos bairros orientando a população a retirar de seus quintais pneus, latas, garrafas, plásticos, lonas, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água, para serem coletados pelos agentes.
AMBULATÓRIO
Além dos mutirões de limpeza, desde ontem está funcionando na Policlínica, um ambulatório para atendimento exclusivo a pacientes com suspeita de dengue. O atendimento é feito de das 7h às 17h. Segundo a Semusa, ao procurar o atendimento, os pacientes passarão por acolhimento e classificação de risco, de acordo com o Protocolo de Manejo Clínico da Dengue e, caso sejam classificados como amarelo ou vermelho, serão encaminhados para a UPA.
BOLETIM
De acordo com o boletim epidemiológico da dengue divulgado na tarde desta quarta-feira (8) pela Secretaria Municipal de Saúde, o Bairro Santa Rosa concentra a maioria dos casos, com 69 notificações, seguido do Centro, com 31, e do Interlagos, com 16.
Veja a distribuição dos casos de dengue na área urbana
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram