Uma nova onda da covid-19 pode estar chegando a Divinópolis e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), embora ainda não tenha admitido publicamente o novo avanço da doença na cidade, já recomendou a utilização de máscaras faciais nas unidades de saúde. Em apenas cinco dias, de 2 a 7 de dezembro, foram registrados 386 casos positivos de covid-19, média de 77 casos por dia. O último boletim epidemiológico foi divulgado na tarde desta quarta-feira (7) pela Semusa e mostra que o número de casos da covid-19 confirmados na cidade subiu de 42.144 no dia 2 de dezembro para 42.530 hoje, 7 de dezembro.
Divinópolis voltou, também, a registrar pacientes internados em unidades de terapia intensiva, com três pessoas internadas. O número de pacientes infectados pela covid-19 internados em enfermaria já chegou a 21, com a ocupação de leitos subindo para 28,77%.
Duas mortes em decorrência da doença foram registradas nos últimos 10 dias. O último óbito foi confirmado pela Semusa no dia 1º desse mês. A vítima foi uma mulher de 69 anos. Divinópolis atingiu a 741 mortes desde o início da pandemia, sendo 396 homens e 345 mulheres.
UPA 24h
A situação também se agravou na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA 24h). O Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp), responsável pela gestão da UPA, já comunicou à Semusa as restrições adotadas para entrada de pessoas na unidade que não forem utilizar os serviços de pronto atendimento. Estão suspensas as visitas e a presença de acompanhantes de pacientes.
Segundo o Ibrapp, a decisão foi tomada por medidas internas de segurança em razão do aumento do número de casos positivos de pacientes e funcionários com Covid-19. A restrição começou a valer na última sexta-feira. As proibições não se aplicam aos casos amparados por Lei, como os acompanhantes de crianças, idosos e pessoas com deficiências. As medidas de proteção individual, como o uso de máscaras, continuam sendo obrigados em todas as áreas internas e externas da unidade.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram