Começam nesta quinta-feira, 20, as atividades da “I Primavera Poética de Divinópolis”. As ações serão promovidas pelo Arteferia e por várias instituições de cultura do município, começam no dia 20 de outubro e terminam no dia 31. Dentro da programação estão: Noite Especial da Poesia; Mostra Literária; Roda de Conversa Literária; Saraus; Exposição de Poemas, Palestras, Brincadeiras com Crianças e diversas outras apresentações. O poeta e servidor público municipal, Claudio Guadalupe é um dos organizadores da mostra, e reforça que a programação tem como objetivo comemorar o Dia do Poeta e do Dia da Poesia.
“A Primavera Poética é uma programação em homenagem do Dia do Poeta, que é comemorado no dia 20 de outubro, e ao Dia Nacional da Poesia, que é dia 31 de outubro. A Arteferia que é um coletivo de poetas de Divinópolis criou a programação com o intuito de levar a poesia para diversos lugares da cidade, como faculdades, escolas, teatro. É uma forma de incentivar a população a gostar de poesia”, ressalta.
Um dos destaques da programação é o Festival Estudantil de Poesia, que será realizado no dia 21 de outubro, das 16h às 19h, no Teatro Usina Gravatá, e contará com declamações de poemas, Batalhas de Rua, um palco livre para declamações e apresentações dos estudantes, e show com a Banda Lobo Caramelo. Cláudio destaca que os alunos das redes estadual e municipal, e das universidades de Divinópolis interessados em participar do festival podem se inscrever no seguinte link: https://forms.gle/XBHyX441hehWrnTc9.
“Quero pedir aos diretores das escolas e professores que incentivem os alunos a participarem desse Festival que é voltado para os estudantes. Eles podem apresentar poemas, músicas, danças, tudo que tenha linguagem poética. Quem quiser se apresentar é só se inscrever pelo QR-Code que está nos cartazes com a programação da Primeira Primavera Poética”, informa.
A programação termina no dia 31 de outubro, com uma confraternização entre os poetas divinopolitanos. Claudio destaca que todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
“Nós queremos incentivar a cultura divinopolitana, mostrar o trabalho dos poetas locais. Os estudantes que tiverem interesse em participar do Festival no dia 21 de outubro, basta procurar o cartaz com a programação na sua escola, e fazer sua inscrição pelo QR-Code. Todas as atividades são abertas à população em geral e totalmente gratuitas. O convite está aberto a todos os divinopolitanos”, conclui.
Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram