Em 2020 a cidade bateu o recorde do número de candidatos a prefeito em todas as eleições
Os 171.693 eleitores divinopolitanos vão às urnas no próximo dia 6 de outubro para escolher o novo prefeito da cidade. Após 20 anos, a cidade terá apenas dois candidatos na disputa do cargo. A disputa apenas entre dois concorrentes é uma exceção em Divinópolis. A regra dos últimos anos tem sido o excesso de candidatos, como por exemplo, ocorreu em 2020, quando nove nomes disputaram a cadeira de prefeito. Nesse ano, Divinópolis bateu o recorde de número de candidaturas em todas as eleições para prefeito já realizadas na cidade. Em 2016, 2012 e 2008, foram cinco candidatos.
Foi em 2004 que aconteceu a última eleição com apenas dois candidatos. A cadeira de prefeito foi disputada por Demetrius Pereira e Galileu Machado. Demetrius venceu a disputa como candidato do PTB com 69.502 votos, 60,60% dos votos válidos. Candidato pelo então PMDB, Galileu obteve 45.184 votos, 39,40% dos votos válidos. Foi a última eleição disputada por Demetrius Pereira, ao contrário de Galileu, que em 2016 foi eleito para mais um mandato.
Esse ano, os eleitores divinopolitanos terão que optar entre dois candidatos. De um lado, Gleidson Azevedo (Novo) disputa a reeleição e, do outro, Laiz Soares (PSD), disputa sua segunda eleição com vistas do Executivo. Nas eleições de 2020, Gleidson Azevedo foi eleito pelo PSC com 38.566 votos, 34,30% da votação válida. Laiz disputou a eleição pelo Solidariedade e foi a terceira colocada, com 21.514 votos, 19,14% da votação válida.
Com as convenções realizadas no fim de semana, Gleidson Azevedo foi confirmado candidato á reeleição, tendo como vice a atual vice-prefeita, Janete Aparecida. Laiz Soares, também confirmada na convenção como candidata do PSD, terá como vice o atual vereador Ademir Silva (PSDB). Os dois candidatos ainda não registraram suas candidaturas na Justiça Eleitoral. O prazo para isso termina no próximo dia 15.
CANDIDATOS À CÂMARA
Um dia após abrir o período de inscrição das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, 72 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal já fizeram o registro. Entre os candidatos com registro já assegurado estão os ex-vereadores Geraldinho da Saúde, Delano Santiago e Elton Tavares. Também já registrou sua candidatura a vereador o ex-prefeito Galileu Machado, que vai concorrer pelo PRD. Galileu completou 92 anos no último dia 11 de julho. É o candidato mais velho inscrito para disputar o pleito.
Os dois suplentes – Washington Moreira e Deusdete Campos – que atualmente brigam pela vaga aberta na Câmara pela morte de José Braz, já registraram suas candidaturas para o pleito de outubro. Deusdete foi empossado nesta terça-feira, por força de um recurso, que ainda pode ser derrubado.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram