No dia 28 de maio, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realizou uma vistoria no pátio de obras da Prefeitura, ocasião em que confirmou três casos de covid-19 entre os servidores do local. Imediatamente após a constatação, a diretoria encaminhou ofícios ao secretário de Operações Urbanas, Gustavo Mendes, com cópias para o secretário de Administração, Thiago Nunes, e para a coordenadora do Centro de Referente em à Saúde e Segurança do Trabalhador (Creest), Inara Tavares. No ofício, além de pedir a testagem de todos os servidores do pátio, o Sindicato também solicitou equipamentos de proteção individual adequados. Na inspeção, o Sintram verificou que as máscaras faciais fornecidas aos trabalhadores eram inadequadas para a função.
Através de ofício assinado pelo secretário Thiago Nunes, e pela coordenadora do Cresst, Inara Tavares, além da engenheira de segurança do trabalho, Rinara Duarte, a Prefeitura informou que o pátio de obras foi inspecionado no dia 26 de maio pelos técnicos do Creest, ocasião em que foi emitido um boletim de segurança. Segundo a Prefeitura, o local segue os protocolos oficiais federal e estadual, que definem a necessidade de testagem em massa. Disse ainda que “de acordo com avaliação in loco não foi identificada a necessidade de testagem de todo o efetivo do pátio no momento”.
SETOR DE TRANSPORTES
De acordo com o ofício encaminhado ao Sintram “foi requisitado ao secretário de Operações urbanas, através do Boletim de Inspeção emitido no dia 26 de maio, a disponibilização de quatro máscaras de tecido por servidor (…) com reposição a cada seis meses”.
Ainda segundo o ofício, os três casos de afastamento pela covid-19 foram concentrados no setor de transportes “no qual as atividades são executadas em condições que permitem a adoção de medidas de segurança contra a disseminação do vírus (uso de máscara, manutenção do distanciamento, circulação de ar)”. Garantiu, ainda, que todos os servidores estão orientados com relação às medidas de segurança. “Contudo, iremos manter o monitoramento de casos de covid nas secretarias de Operações Urbanas e Agronegócios, a fim de identificar a necessidade de novas avaliações e a adoção de medidas de proteção, tendo em vista o perfil da doença”, garantiu a Prefeitura.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram