O Complexo de Saúde São João de Deus, referência do SUS para 54 municípios da região, se viu obrigado a contratar segurança armada diária por 24 horas. De acordo com a assessoria do Complexo, “a decisão de adotar essa medida foi tomada após uma análise minuciosa dos riscos potenciais associados aos possíveis atos de criminalidade. Além disso, a ação é uma resposta aos recentes eventos relacionados à tentativa de roubo de fios, cabos e encanamentos do hospital”.
O Diretor Presidente do Complexo de Saúde, André Waller, reiterou o compromisso da instituição com o bem-estar dos trabalhadores da instituição e a segurança dos pacientes, como prioridades fundamentais. “O investimento foi necessário tendo em vista as constantes tentativas de furtos que ocorreram com frequência no passado recente em nosso hospital. Felizmente não tivemos prejuízos assistenciais, mas não poderíamos deixar de reforçar nossa segurança, pois qualquer problema que viéssemos a ter na parte de assistência, poderia ser fatal”, declarou.
Segundo a assessoria, para implementar o serviço de segurança, foi realizado um investimento mensal de aproximadamente R$ 30 mil mensais. Disse ainda que “a ação contribuirá significativamente para um ambiente mais protegido e tranquilo para todos”. Ainda de acordo com a assessoria, a medida foi anunciada como parte do compromisso contínuo do Complexo de Saúde São João de Deus em oferecer serviços de saúde de excelência, colocando a segurança e o bem-estar em primeiro lugar.
VIOLÊNCIA
Em função do estrangulamento do sistema de saúde, diante do aumento significativo de pacientes, agravado por falta de vagas e longas esperas, as unidades de saúde têm sido alvo rotineiro de atos de violência. O Complexo de Saúde São João de Deus também enfrenta esse tipo de evento no seu quotidiano, já que é o único hospital referência do SUS para atender pacientes de Divinópolis e de mais 53 municípios.
De acordo com a última prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, somente nos últimos quatro meses de 2023, foram 5.470 internações realizadas no Complexo, das quais, 2.947 de pacientes das cidades da região, o que representa 53,87%. Foram 2.523 pacientes de Divinópolis, 46,12%. Foram 2.422 cirurgias e mais 1.905 atendimentos na clínica médica.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram