A Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), responsável pelo serviço de limpeza no perímetro urbano de Divinópolis, incluindo varrição e capina, determinou uma visita técnica da Segurança do Trabalho ao setor de varrição, onde havia suspeita de um surto de covid-19. A suspeita aconteceu após um servidor do setor testar positivo para a doença.
De acordo com a Emop, os casos suspeitos foram descartados. Informou, ainda, que um dos servidores do setor foi afastado por apresentar sintomas e está sob supervisão de técnico de segurança do trabalho. Já o servidor que testou positivo para covid-19, foi afastado das atividades por 12 dias e seu estado de saúde é estável, apresentando sintomas leves.
A Emop disse que, para toda a administração pública direta e indireta, as atividades presencialmente desempenhadas seguem os protocolos sanitários de distanciamento social, disposição de álcool em gel em todas as salas e repartições e higienização constante das áreas.
A empresa conta hoje com 423 servidores, a maioria destinada ao serviço de limpeza urbana. Esses servidores estão expostos diretamente a alta grau de risco de contágio e os equipamentos de proteção individual fornecidos pela Emop apresentam deficiências que comprometem a proteção total do trabalhador.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram