O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, sancionou no dia 28 de junho, a Lei Municipal 2.974, que concede ganho real aos servidores municipais. Em fevereiro, a Prefeitura concedeu a revisão de 5,93%, que foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano passado. Junto com a revisão, o prefeito elevou o valor do vale alimentação de R$ 18 para 20.
Em maio desse ano, os servidores municipais da cidade iniciaram um movimento reivindicando 2% de ganho real. Liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), a categoria decretou estado de greve.
Após a decisão dos servidores, o prefeito Edson Vilela recebeu o Sintram e representantes da Categoria e disse que o município não tinha condições de conceder a revisão de 2%, já que a folha de pagamento teria atingido o limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Vilela ofereceu 1% de imediato e mais 1% ao longo do ano. A proposta foi rejeitada e a categoria manteve o estado de greve.
Diante da pressão dos servidores e do Sintram, em junho Edson Vilela sancionou a Lei que concedeu o ganho real de 2% para servidores ativos e aposentados. Esse reajuste não atinge aos professores da educação básica e os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, cujos salários são de acordo com os pisos das respectivas categorias.
A lei já está em vigor e o ganho real deverá ser incluído na folha de pagamento de junho. Para o presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, é um ganho importante, principalmente porque foi conseguido graças à união dos servidores e do sindicato. “Pode parecer pouco, mais 2% representa muito para os servidores. E a conquista reveste-se de importância, pois foi conseguida pela união dos servidores ao seu sindicato”, destacou o presidente.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram