Apoiador de Bolsonaro e Gleidson Azevedo é multado em R$ 7 mil por ataques à candidata Laiz Soares

Compartilhe essa reportagem:

Com declaração de amor a Bolsonaro, Saturnino dedica sua página a incitar a prática do ódio e exaltar Gleidson Azevedo (Foto: Reprodução)

Arthur Saturnino Souza Fontes se identifica em sua rede social no Instagram como “criador de conteúdo digital” e “a página da direita de Divinópolis”. Com 28,8 mil seguidores, a página tinha 327 publicações até as 12h desta quinta-feira (5) e o conteúdo se divide em apologia à extrema direita, declaração de amor a Jair Bolsonaro, apoio explícito ao candidato Gleidson Azevedo e ataques virulentos contra a candidata a prefeita Laiz Soares e ao presidente Lula. A deputada Lohanna França também tem sido alvo permanente do rapaz.

Em um desses ataques, o rapaz foi devidamente enquadrado pela Justiça Eleitoral, através de uma representação do PSDB, partido do candidato a vice-prefeito na chapa de Laiz Soares, Ademir Silva. A representação foi motivada por um vídeo postado no Instagram, utilizando de montagens e truques tecnológicos para atacar Laiz Soares. A representação foi ajuizada no dia 5 de julho e, no dia 30, foi concedida a liminar obrigando Arthur Saturnino a retirar o vídeo da rede social.

O Ministério Público  Eleitoral se manifestou pela procedência parcial da  representação e considerou que “Arthur Saturnino Souza Fontes fez propaganda eleitoral negativa antecipada contra Laiz Soares”.

Na decisão, o juiz Juliano Abrantes Rodrigues, da 102ª Zona Eleitoral de Divinópolis, disse “que ficou demonstrado nos autos que ele [Arthur Saturnino] veiculou propaganda eleitoral negativa antecipada contra Laiz Soares, devendo a presente ação ser considerada parcialmente procedente”. E acrescentou: “não há dúvidas que o teor da mensagem veiculada por ele configurou propaganda eleitoral negativa antecipada contra Laiz Soares, por divulgar fato ofensivo à sua honra”.

De acordo com o juiz, o vídeo publicou fake news contra a candidata, uma vez que “a mensagem veiculada objetiva imputar a Laiz Soares a iniciativa de levar o lixão para o local conhecido como Ermida, com o fim de desacreditá-la publicamente e prejudicar a sua reputação e a sua imagem perante aos eleitores que moram nesse local, colocando-os contra ela”.

Na conclusão da sentença, o juiz escreveu: “julgo IMPROCEDENTE a presente representação contra o representado  Dieison Henrique de Oliveira, por falta de provas, e PROCEDENTE, para condenar o representado Arthur Saturnino Souza Fontes à pena de multa no valor R$ 7.000,00 (sete mil reais), que deverá ser recolhida no prazo de 30 dias, contados a partir do trânsito em julgado desta decisão, sob pena de inscrição em dívida ativa (…)”.

Leia a íntegra da decisão

Os ataques de Arthur Saturnino contra Laiz Soares já geraram sete representações na Justiça Eleitoral. O rapaz utiliza sua rede social para disseminar o ódio contra a esquerda e declara seu amor a Jair Bolsonaro e o seu ódio ao presidente Lula, além de exaltar Gleidson Azevedo (Novo). Também são alvos do militante direitista o vereador Flávio Marra (PRD) e a deputada estadual Lohanna França (PV).

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: