Aplicativo e site do banco Itaú voltam ao ar após erros em saldos

Compartilhe essa reportagem:

O site e o aplicativo do Banco Itaú ficaram indisponíveis nesta quinta-feira (3) e houve vários boatos, alarmando os correntistas e aplicadores da instituição. Desde o início desse ano, o banco é responsável pelo pagamento dos salários dos servidores municipais ativos e inativos da Prefeitura de Divinópolis. Até o final da manha desta sexta-feira (4) não havia nenhuma reclamação de servidor da Prefeitura de Divinópolis que eventualmente tenha sido prejudicado

O aplicativo e o site do banco voltaram ao ar no fim da tarde de ontem (3). O acesso eletrônico às contas foi suspenso por algumas horas durante a tarde, após clientes apontarem erros no processamento de dados bancários.

Os clientes que abriram o aplicativo do banco estavam recebendo um aviso de que os saldos estavam sendo atualizados. “Prezado cliente, o seu saldo foi atualizado. Se algum pagamento foi realizado em duplicidade, ele será corrigido automaticamente ao longo do dia. Pedimos desculpas pelo transtorno”, informa a nota exibida no aplicativo.

Em comunicado enviado à imprensa no início da noite, o banco informou que alguns clientes ainda enfrentavam instabilidade. Isso porque o sistema estava sendo restabelecido de forma gradual. “O acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente”, explicou a instituição. Hoje pela manhã esta situação já estava regularizada;

Por meio da rede social Twitter, o Itaú informou que os horários para movimentações bancárias foram estendidos. As transferências eletrônicas diretas (TED) puderam ser feitas até as 18h15. As operações via Pix foram estendidas até a meia-noite, com a manutenção dos limites em vigor no horário diurno. O pagamento de boletos foi estendido até as 20h30.

O problema começou pela manhã, quando clientes reclamaram de erros em saldos bancários. Alguns correntistas afirmaram terem acordado com saldo zerado ou negativo nas contas. Outros informaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. Há também relatos de saques não identificados.

Em nota enviada no início da tarde, o banco informou que erros foram motivados por causa de atraso no processamento de dados bancários. A instituição descartou um ataque hacker e afirmou que os problemas observados ontem não têm relação com eventos externos.

De acordo com o Banco Central, o conglomerado do banco Itaú tem 90,3 milhões de clientes. O número reúne as operações de leasing, de cartões, de crédito consignado e outros tipos de operações. Se levado em conta apenas o banco, são cerca de 56 milhões de correntistas, segundo o relatório mais recente da instituição financeira, de 2020.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução

 

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: