Com o objetivo de debater e colher contribuições sobre critérios de aplicação da tarifa social, além de sugerir o aprimoramento da norma, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) promove consulta pública até o dia 29 desse mês. No dia 20, a Arsae promove audiência pública virtual, quando será apresentada a primeira Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) da história da agência.
A Arsae informa que a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) é o procedimento de análise retrospectiva, que procura verificar efeitos decorrentes da edição de ato normativo, alcance de objetivos e demais impactos observados desde a implementação da norma.
A ARR avaliou se a Tarifa Social da Arsae-MG e a Resolução Arsae-MG nº 150, de abril de 2021, que estipula normas dessa política, têm cumprido com dois de seus propósitos originalmente pretendidos: assegurar a capacidade de pagamento dos usuários e fomentar a implementação da tarifa social, promovendo um cadastramento completo.
AVALIAÇÃO
A ideia é avaliar o alcance dos principais resultados e estabelecer debate sobre aspectos considerados importantes para a conquista dos objetivos propostos para a norma, pavimentando, assim, o caminho para futuras alterações da tarifa social de água e de esgoto.
As sugestões serão recebidas até o próximo dia 29 e podem ser enviadas pelo formulário eletrônico disponível no site da Arsae-MG. Para participar da consulta, clique aqui.
Nessa seção também estão disponíveis para consulta a ARR e a resolução que estabelece os critérios para implantação da tarifa social.
AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL
Já na audiência pública virtual às 14h do dia 20, será apresentada a primeira ARR da agência. A audiência será transmitida ao vivo no canal da Arsae-MG no Youtube.
Para participar oralmente é preciso se inscrever pelo e-mail consultapublica50@arsae.mg.gov.br informando no campo “Assunto” o texto “Inscrição para audiência pública 50/2024” e no campo “Mensagem” o nome completo, a instituição que representa e o telefone para contato.
Clique aqui para acessar o regulamento e participar da consulta.
Fonte: Agência Minas