(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Consórcio endurece regras para visitas a pacientes internados na UPA (Foto: Jotha Lee/Sintram)

Em comunicado distribuído nesta quarta-feira (6), o Consórcio Intermunicipal de Saúde Oeste, responsável pela administração da UPA, divulgou o novo protocolo de visitas na unidade. As novas regras restrigem equipamentos eletrônicos, roupas e pressença de menores. “O objetivo é, além de atender à legislação, garantir a organização, a saúde e a segurança de todos os usuários que passarem pela Unidade”, diz o comunicado.

A partir de agora, as visitas na enfermaria estão sendo realizadas diariamente, das 15h às 16h, sendo permitidos dois visitantes por paciente, com permanência de 15 minutos cada. Já na emergência, é permitido apenas um visitante por paciente até as 17h, horário em que o boletim médico será informado diretamente no leito.

Têm direito a um acompanhante os menores de 18 anos, os maiores de 60 anos, as mulheres, pessoas com deficiência e os pacientes psiquiátricos. O protocolo determina que apenas um acompanhante pode permanecer ao lado do paciente, e caso seja necessário realizar a troca, isso deverá ser feito entre 7h e 9h ou entre 19h e 21h.

De acordo com o comunicado para garantir a segurança de todos, algumas restrições foram estabelecidas. Está proibida a visita a pacientes em isolamento, bem como a entrada de visitantes doentes, gestantes ou pessoas com deficiência que não estejam em boas condições de saúde. Menores entre 12 e 18 anos só podem visitar pessoas internadas se estiverem acompanhados de seu responsável legal. Os pacientes também podem recusar visitas, desde que apresentem uma declaração por escrito à administração.

Não é permitido o uso de roupas inadequadas, deitar no chão ou na cama do paciente, utilizar o celular da enfermaria ou do posto de enfermagem, levar travesseiros, medicamentos ou roupas para os pacientes sem autorização prévia. Também está proibido levar eletrônicos como televisores, tablets e ventiladores, ministrar medicações por conta própria, circular em outras áreas da UPA e fumar nas dependências da unidade.

Os acompanhantes podem levar, para uso próprio, uma toalha e um cobertor. Quando autorizado pela equipe, podem também auxiliar nos cuidados com o paciente. As visitas podem ser interrompidas a qualquer momento, em caso de urgência.

“Este protocolo faz parte das diretrizes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), com o objetivo de promover um ambiente mais seguro, organizado e humanizado para todos” destaca o Gerente Assistencial da UPA Divinópolis, Cleverson Humberto.

Com informações da Assessoria


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *