Diretoria do Sintram permanece em alerta sobre segurança dos servidores municipais durante pandemia

Compartilhe essa reportagem:

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) permanece em alerta acompanhando a situação da pandemia do coronavírus nas cidades de sua base territorial. Além da segurança população, a diretoria do Sindicato monitora as medidas de proteção aos servidores municipais adotadas pelas prefeituras, especialmente para os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. “Estamos acompanhando com atenção o que vem sendo feito pelos gestores, mas também solicitamos aos servidores que se houver alguma situação de risco que procurem o sindicato para que possamos adotar as medidas que forem necessárias”, esclarece a presidente do Sindicato, Luciana Santos.

Presidente Luciana Santos destaca trabalho contínuo do sindicato para preservação da saúde dos servidores

A presidente lembra que um dos resultados da ação do Sindicato foi a decisão judicial do dia 29 de junho, que obrigou a Prefeitura de Carmo do Cajuru a regularizar o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados à proteção ao Covid-19. “A Justiça concedeu liminar a uma ação do Sindicato e determinou ao município a regularização no fornecimento dos equipamentos. Cito o exemplo para que os servidores de toda a nossa base que se sentirem prejudicados de alguma forma nesse período de pandemia procurem o Sindicato, que estaremos atentos e em busca da solução”, ponderou a presidente.

A situação nos municípios pertencentes à base do Sintram está sob controle, porém todas as cidades ainda mantêm medidas restritivas para evitar o avanço da pandemia.  Na cidade de Araújos até agora foram confirmados 12 casos, de acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde todos estão sob monitoramento.  Até agora houve 107 notificações no município.

Apesar da situação controlada, a Secretaria de Saúde da cidade, juntamente com o Comitê de enfrentamento e combate ao novo Coronavírus, pede à população que permaneça em casa e que só saia em caso de necessidade, adotando todas as medidas protetivas para evitar que mais pessoas sejam contaminadas.

O Comitê de combate e enfrentamento ao novo coronavírus publicou na semana passada a Deliberação nº 04 de 9 de julho de 2020 que determina, o fechamento geral do comércio, podendo funcionar somente as atividades essenciais. A medida já está em vigor e segue até o dia 16 desse mês, podendo ser prorrogada. O não cumprimento pode acarretar em multa e suspensão do alvará de funcionamento.

De acordo o comitê, a deliberação busca conter o avanço do vírus no município e foi necessária em função do momento de calamidade pública no Estado de Minas Gerais e o aumento de casos positivos de Covid-19, assim como o aumento das taxas de ocupação dos hospitais de referência.

BAMBUI

Já na cidade de Bambuí, a sede da Prefeitura voltou a funcionar em seu horário de expediente normal, de 8 às 11h e de 12h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Na semana passada o funcionamento foi realizado apenas no horário da tarde seguindo a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde em uma ação de prevenção ao Covid 19.

A entrada do prédio está sendo monitorada e coordenada para evitar aglomeração nos setores. Além disso é feita a higienização das mãos das pessoas que procuram a sede administrativa.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, até agora Bambuí tem oito casos confirmados da Covid-19, 22 pessoas estão em isolamento sendo monitoradas e duas seguem internadas.

Texto: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: