COVID-19: Sintram novamente averigua condições de trabalho na Semsur e Semvop em Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

A diretoria do Sintram esteve, mais uma vez, no pátio de obras da Prefeitura de Divinópolis para averiguar as condições de trabalho durante a pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus). Além do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual  (Epis)  o sindicato cobra a disponibilização de material para higienização das mãos a todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur)  e Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas – (Semvop).  A visita que atende  inclusive pedido do Ministério Público do Trabalho,  foi realizada pelo vice-presidente, Wellington Silva, na última sexta-feira (05), sendo que o diretor esteve também no  local na primeira quinzena de maio.

Desde o início da pandemia, o Sintram oficiou o secretário municipal de Saúde e presidente do Comitê de Enfrentamento do Covid-19, Amarildo Sousa, a secretária de administração, Raquel Freitas, e o procurador do município, Wendel Santos, pedindo medidas para garantir a segurança à saúde  de todos os servidores durante a pandemia do Covid-19. Neste sentido, o sindicato encaminhou nota técnica do Ministério Público do Trabalho para ciência dos gestores, pedindo o afastamento de todos os servidores do grupo de risco, fornecimento de Epis, material para higienização das mãos, jornadas flexíveis, ou seja, uma série de providências todas focadas na preservação da saúde e vida dos servidores municipais. As medidas não foram apenas para Divinópolis, mas, através de ofício, o sindicato cobrou providências dos demais 35 municípios da base de representação.

Ministério Público 

Além da cobrança da diretoria do Sintram, o Ministério Público do Trabalho também abriu inquérito contra a Prefeitura de Divinópolis, devido à denúncia que chegou ao órgão, para apurar as condições de trabalho dos servidores e acionou o sindicato para relatar se está havendo o fornecimento adequado de Epis, materiais de higienização e flexibilização das jornadas de trabalho dos servidores.

Apuração

Segundo o vice-presidente, Wellington Silva, nesta segunda visita, foram averiguados alguns pontos solicitados pelo Ministério Público e  também  se houve as adequações solicitadas na inspeção anterior. Ainda de acordo com o diretor, nesta quarta-feira (10), o setor jurídico do Sintram enviará o relatório das condições de trabalho para o devido conhecimento do Ministério Publico do Trabalho. “Temos focado no atendimento às demandas relativas à segurança e a saúde de nossos servidores, cobrando providências às administrações municipais e essa visita foi neste sentido, dando continuidade a esse trabalho, que foi iniciado em março. Como sempre frisamos estamos à disposição da categoria para apurar situações irregulares devido à falta de suporte por parte das Prefeituras e pedimos que os servidores façam contato conosco para garantir esse direito à preservação da saúde e vida”, disse.

Ligue

Para falar com algum diretor do Sintram, ligue (37)3216-8484, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h ou envie mensagem para (37)9-8831-1392 ( whatsapp) .


Compartilhe essa reportagem: