Covid-19: Sintram recebe denúncia grave contra Prefeitura de Cláudio

Compartilhe essa reportagem:

A diretoria do Sintram recebeu, ontem (13), uma denúncia  grave contra a Prefeitura Municipal de Cláudio. A informação é que os servidores do grupo de risco ao Covid-19 (Novo Coronavírus), que foram dispensados do exercício das funções, estariam sendo  pressionados pela administração municipal a assinar um Requerimento de retorno ao trabalho, no qual é frisado que a volta as atividades se dá de “livre e espontânea vontade”  e  o servidor assume a responsabilidade de tal pedido.

De acordo com as denúncias que chegaram ao sindicato este é o formulário que está sendo distribuído aos trabalhadores do grupo de risco

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, disse que assim que recebeu a denúncia o jurídico do sindicato foi acionado para poder apurar essa situação junto à administração municipal. “Recebemos uma denúncia gravíssima, que veio do município  de Claudio. A denúncia chegou  até nós por alguns servidores, que estão sendo coagidos, convocados na Prefeitura para que eles assinem um Termo  de Responsabilidade para que voltem a trabalhar , mesmo  sendo do grupo de risco, o que é um absurdo! Já estamos apurando, entramos em contato com o setor jurídico da Prefeitura de Cláudio  para saber mais informações em relação a isso. Enviamos também e-mail questionando essa situação e  solicitando todos os decretos, que o município  publicou até então relativo à pandemia do Covid-19. Não aceitamos,  não concordamos de forma alguma com essa atitude. É inadmissível qualquer Prefeitura obrigar o servidor  assinar um termo  de responsabilidade,  sendo  ele do grupo de risco,  para que ele volte a trabalhar.  Estamos  apurando os fatos , caso seja comprovado, estaremos denunciando ao Ministério Público” declarou.

Orientação

O vice-presidente frisa que os servidores pertencentes ao grupo de risco, que foram afastados de suas funções, não devem assinar nenhum documento relativo ao retorno ao trabalho, antes de consultar o sindicato. “A informação que tivemos nesta denúncia é que caso o servidor não assine o documento a administração irá descontar os dias , mas a nossa orientação é que os servidores não assinem nenhum documento neste sentido, sem antes comunicar ao sindicato”, orientou o vice-presidente.

Retorno

Wellington  Silva disse que aguarda o mais breve possível o retorno da administração municipal de Cláudio e frisa mais uma vez que o sindicato está com atendimento presencial suspenso, mas a diretoria continua trabalhando de forma on line, acolhendo denúncias e trabalhando para resguardar a saúde dos servidores neste momento de pandemia. ” Esperamos que a Prefeitura de Cláudio, o mais breve possível, dê o retorno ao sindicato sobre essa situação que é grave e inaceitável. E mais uma vez  alertamos aos servidores de Cláudio e das demais cidades da nossa base  para que nos enviem pelo whatsapp 37-98831-1392 denúncias, dúvidas, pois estamos à disposição para atendê-los e lutar na defesa da categoria”, finalizou.


Compartilhe essa reportagem: