Secretaria de Saúde promove seminário para preparar agentes de saúde

Escorpiões capturados em Divinópolis são enviados para a Fundação Ezequiel Dias
(Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou um novo alerta para o crescimento alarmante do número de vítimas picadas por escorpião no município de Divinópolis. No dia 21 desse mês, a Semusa já havia alertado para o crescimento dos ataques de escorpiões na cidade e nesta quarta-feira (27) a secretaria divulgou novos números que apontam para uma possível infestação do animal na cidade.

Os números são realmente preocupantes. Até o dia 21 de agosto, segundo a Semusa, foram registradas 53 vítimas de picadas de escorpião. No boletim divulgado nesta quarta-feira, esse número subiu para 61 vítimas, o que corresponde a um crescimento de 15,09% em apenas uma semana. Quando se faz uma comparação com o ano passado, os números crescem ainda mais. Em todo o ano de 2024 a Semusa registrou 26 vítimas de escorpiões. Com 61 vítimas até agora, o crescimento em apenas oito meses de 2025 em relação ao ano passado já chega a 134,61%.

A Semusa informa, ainda, que esse ano já foram registradas 77 vítimas de animais peçonhentos em Divinópolis. Além dos escorpiões, também houve vítimas de aranhas, serpentes, lagartas, abelhas, entre outros.

TREINAMENTO

Diante do autal quadro, a Semusa está realizando nesta quinta-feira (28) um seminário para 130 agentes de combate às endemias sobre prevenção e manejo de escorpiões e outros animais peçonhentos.  O evento acontece durante toda a tarde no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei. “A capacitação dos agentes terá caráter educativo e instrutivo, preparando-os como multiplicadores de informação junto à comunidade e somando informações aos trabalhos já realizados na cidade”, informa a Semusa.

Ainda de acordo com a Semusa, para minimizar os riscos, a Vigilância em Saúde Ambiental aumentou as visitas domiciliares, principal estratégia de orientação da população segundo o Ministério da Saúde. Em 2024, foram 280 atendimentos a moradores e, até 18 de agosto de 2025, já foram 260 visitas registradas.

Outro reforço importante é a busca ativa noturna, implantada em junho de 2024, para captura de escorpiões em locais de grande circulação, como praças, parques, escolas, cemitérios e imóveis com registros de acidentes. Os exemplares coletados são encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para a produção do soro antiescorpiônico. Entre junho e dezembro do ano passado, foram enviados 925 animais; em 2025, até julho, já são 2.118.

SERVIÇO

Em caso de picada do escorpião, siga as orientações da Secretaria Municipal de Saúde:

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *