Contratação pelo Sintram de empresa de auditoria para planos de saúde é rejeitada em assembleia dos titulares

Compartilhe essa reportagem:

No período de 16 a 19/12, a diretoria do Sintram promoveu assembleias com os titulares dos planos de saúde do sindicato (Unimed, Saúde Vida e Prontomed) para deliberar sobre a contratação de uma empresa de auditoria, a qual iria monitorar os aumentos/custos das mensalidades dos planos. A iniciativa de trazer o tema para discussão foi em atendimento a uma antiga solicitação dos próprios titulares das Comissões de Servidores, que apontavam que era necessário mais embasamento técnico para negociar os reajustes anuais com as operadoras. A proposta foi apresentada pela empresa, porém não foi aceita pelos titulares presentes nas asssembleias.

O sindicato convocou inicialmente os titulares de Divinópolis, visto que é o município com maior número de associados usuários dos planos de saúde. Como não foi aprovado na cidade, não será necessário fazer convocações nos municípios da base de representação do Sintram, já que a proposta teria que ser aceita pela maioria dos usuários.

NEGATIVA
O principal argumento dos titulares para não aceitarem a proposta foi o custo para execução do serviço que seria de R$3,00 por vida. O vice-presidente, Wellington Silva, disse que recebe com tranqüilidade a negativa dos titulares e o sindicato cumpriu sua missão de consultar sempre o trabalhador, antes de qualquer decisão. “Nós temos como princípio sempre consultar a categoria, neste caso, os usuários do plano de saúde, porque iria ter realmente um rateio do valor do serviço entre os titulares, uma vez que o sindicato não consegue arcar com os custos dessa auditoria. Esse é o princípio mesmo da democracia e prezamos pelo que a maioria decidiu, praticamente todos os usuários decidiram não contratar a empresa e vamos dar esse encaminhamento”, disse.

Ainda de acordo com o vice-presidente, o sistema de discussão dos reajustes continua nos mesmos moldes, convocando as Comissões de Servidores, assim que o Sintram é notificado pelas operadores a respeito do reajuste anual. “Vamos continuar da mesma forma com as Comissões de Negociação como sempre foi esse trabalho de discussão dos reajustes”, finalizou Wellington.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: