Divinópolis: Em resposta ao Sintram, Secretária de Assistência Social diz que 94% dos servidores da pasta já foram vacinados

Compartilhe essa reportagem:

A secretária municipal de Assistência Social, Juliano Coelho, enviou ofício à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) em resposta aos questionamentos de segurança e proteção contra a covid-19 feitos pelo Sindicato. No dia 27 do mês passado, diretores do Sintram inspecionaram a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e constaram várias irregularidades que deixavam os servidores expostos a alto risco de contágio ao coronavirus. Após a vistoria, foi encaminhado um ofício à secretária, solicitando providências imediatas para garantir a saúde dos servidores lotados na pasta, além de reforçar o pedido de vacinação imediata da categoria.

Em resposta ao Sintram, Juliana Coelho informou que dos 352 servidores da pasta, 333 já foram vacinados, o que corresponde a 94,60% do efetivo lotado na Semas. Segundo ela, entre os 19 servidores que ainda não foram vacinados, está a própria secretária, além de diretores, gerentes, dois servidores do setor de pessoal, referências técnicas, rondantes, agentes administrativos e auxiliares de serviço. Segundo a secretária, três servidores se negaram a ser vacinados.

Juliana Coelho informou que nos cinco meses da atual administração, “não houve nenhum caso de covid-19 confirmado [na Semas] que pudesse ter tido contato com outros servidores na sede administrativa”. Até agora três servidores foram afastados por medida de segurança, porém todos testaram negativo. “Portanto, no momento não há indicativo de testagem de todos os servidores”, respondeu a secretária ao pedido do Sintram para que todos os trabalhadores da Semas fossem submetidos ao teste covid-19. Juliana Coelho disse ainda que a sede da Semas passa por desinfecção uma vez por semana, sempre aos sábados.

De acordo com a secretária, após o fim das férias coletivas e antecipação dos feriados, uma servidora foi afastada após testar positivo, porém ela não teve nenhum contato com os demais trabalhadores da pasta.

A secretária garantiu que todas as medidas para manter o distanciamento entre os servidores foram adotadas por um protocolo interno. Ela disse que houve redivisão das salas e as chefias foram orientadas a planejar as atividades internas para que o horário de trabalho seja cumprido “sem o encontro de mais de 50% dos servidores na mesma sala”.

A diretoria do Sintram reavaliará a situação na Secretaria de Assistência Social após ser feita uma nova vistoria no local. A nova inspeção deverá ocorrer nos próximos dias.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 


Compartilhe essa reportagem: