Covid-19: Após denúncia e cobrança do Sintram, Prefeitura de Divinópolis toma providências e suspende atendimento presencial no CAC

Compartilhe essa reportagem:

Sindicato esteve no local no início da semana e hoje novamente; Servidores estão sendo testados e a informação é surto de covid-19 no local

A atuação da diretoria do Sintram em defesa da segurança e saúde dos servidores municipais de Divinópolis e região Centro-Oeste vem ocorrendo desde o início da pandemia do Covid-19. Sempre orientando e exigindo providências das administrações municipais para garantir um ambiente seguro de trabalho para preservar a saúde dos servidores e conseqüentemente da própria população, que busca os serviços públicos. Com canal aberto para denúncias da categoria, nesta segunda-feira (24), a diretoria recebeu denúncia grave de servidores, que trabalham no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC da Prefeitura de Divinópolis, onde estava havendo total desrespeito e omissão da gestão municipal aos protocolos de segurança contra a Covid-19.  Clique aqui e confira matéria divulgada ontem no site do sindicato. A ação do sindicato junto a Prefeitura resultou hoje (26) na suspensão das atividades presenciais no CAC.

 

Sindicato registrou a falta do distanciamento seguro entre os trabalhadores em inspeção realizada na segunda feira (24) entre outras irregularidades

O Sintram esteve na segunda-feira (24/06) no CAC representado pela presidente Luciana Santos, pelo vice, Wellington Silva, e pela conselheira Lucilândia Monteiro. Imediatamente, o sindicato oficiou e cobrou providências ao Secretário de Administração, Thiago Nunes, a Secretaria de Saúde e a equipe de segurança do Cresst para devida segurança dos servidores e população.

Na manhã de hoje (26), novamente a presidente do Sintram, Luciana Santos, cobrou providências da administração municipal, em contato com a Secretaria de Saúde, na pessoa de Sheila Salvino, visto que havia informações de mais servidores contaminados e possível surto de Covid-19 no local, sendo necessária a suspensão das atividades.  A diretoria do Sintram representada pela presidente Luciana Santos e pela conselheira Lucilândia Monteiro esteve novamente em inspeção no local e inclusive convidaram a vereadora Lohanna França, representando a Comissão de Saúde, cobrando o fechamento da unidade. No local, estava havendo a testagem dos servidores pela equipe de segurança do Cresst.

Providências

Durante a inspeção do Sintram, o prefeito, Gleidson Azevedo chegou ao CAC e garantiu  ao sindicato, que o local será fechado por dez dias e o atendimento será feito de maneira remota. No site da Prefeitura, foi divulgada nota sobre essa ação emergencial e citado que a medida é devido a “possível surto da doença”.  Na nota, o retorno das atividades, ao contrário do que foi garantido pelo prefeito, foi informado que será no dia 31/05. Clique aqui e confira notícia no site da Prefeitura. 

Sintram

Os líderes sindicais destacam o trabalho da equipe de segurança da Prefeitura, que atendeu prontamente o pedido do sindicato e iniciou a testagem dos servidores com os devidos afastamentos. “Reconhecemos os esforços da equipe de segurança da Prefeitura, que atenderam prontamente o pedido de intervenção no CAC. A coordenadora do Cresst, Inara Tavares, a engenheira do trabalho, Rinara Duarte, estiveram no local  para promover as medidas de segurança,  e solicitaram a desinfecção do local. Não podemos deixar de reconhecer os esforços e o pronto atendimento aos pedidos do sindicato”, destacou Luciana.

 

Conselheira Lucilandia Monteiro, o vice, Wellington Silva, e a presidente, Luciana Santos, cobraram medidas de segurança para os  trabalhadores municipais

A presidente Luciana Santos disse que o Prefeito Gleidson Azevedo garantiu o fechamento do local por dez dias. “Em diálogo  no local foi garantido pelo chefe do Executivo a suspensão das atividades por 10 dias, agora tivemos informações que será somente até a próxima segunda-feia 31. O que exigimos e deixamos claro é que os servidores só voltem a trabalhar, quando houverem condições adequadas e seguras contra a Covid-19. Vários servidores testaram positivo, ainda não nos foi passado o número ao certo, mas temos a confirmação de uma servidora entubada,  ou seja, é muito sério e as informações que colhemos no local  são sim de surto de Covid-19. Esperamos que não só o fechamento, mas que todas as medidas solicitadas pelo sindicato, sejam efetivadas pela gestão municipal para o retorno seguro dos nossos trabalhadores e da própria população, que busca atendimento. Os servidores devem continuar denunciando, o que está sendo feito é a defesa do direito do trabalhador, ou seja, condições seguras e adequadas para o exercício do trabalho” disse Luciana.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: