Covid-19: Sintram fiscaliza condições de trabalho em escolas de Carmo da Mata e constata inadequações

Compartilhe essa reportagem:

Município havia determinado retorno dos profissionais às salas de aula,  porém sem oferecer condições mínimas de segurança

Poucos dias antes de ser decretada Onda Roxa (Programa Minas Consciente) em Divinópolis e demais cidades da região  a diretoria do Sintram esteve, na última quinta-feira (11/03), em Carmo da Mata . A visita do sindicato foi motivada por denúncias de servidores, já que a administração de Carmo da Mata havia determinado o retorno dos professores às salas de aula no último dia 08/03.  Foi constatado pelo sindicato uma série de inadequações, as quais expunham os servidores ao risco de contaminação pela Covid-19. Além disso, não foi oferecido suporte tecnológico para desempenho das atividades dentro das escolas. Após a visita do sindicato, a Secretaria Municipal de Educação divulgou na última segunda-feira (15/03) circular, determinando o fechamento das escolas para atendimento presencial à comunidade, trabalho remoto, revezamento de turnos e afastando dos servidores do grupo de risco a Covid-19.

O Sindicato foi representado na visita pela diretora de formação sindical, Geise Silva, e pela conselheira, Lucilândia Monteiro. A diretora Geise Silva destacou que não havia condições de retorno ao trabalho nas escolas. “Verificamos que não há condições de retorno ao trabalho presencial dos professores nas escolas. Não foi disponibilizado pela administração municipal equipamentos de proteção individual – Epis e nem equipamentos de proteção coletivos- Epcs. Além disso, não há suporte tecnológico para desempenho das atividades como, por exemplo, rede de wi-fi”, declarou Geise.

A conselheira  Lucilândia Monteiro, um dia antes da visita do sindicato, entrou em contato com a secretária de Educação Janete Almeida, relatando a situação que havia chegado ao conhecimento do sindicato e pedindo providências.

Circular

Na última segunda-feira (15/03) a Secretaria Municipal de Educação através do Informativo nº 002/2021 atualizou os procedimentos para regular o funcionamento das unidades escolares e também considerações relativas ao Regime de Atividades não Presenciais – REANP. De acordo com o documento, desde ontem (16/03) as unidades escolares da Rede Municipal de Carmo da Mata estão fechadas para atendimento presencial à comunidade, os professores regentes e supervisores estão trabalhando de forma remota e foi estabelecido turno reduzido/limitado de cinco trabalhadores para continuidade dos trabalhos escolares necessariamente presenciais.

Também na circular é determinado o afastamento do grupo de risco à Covid-19 mediante comprovação (idade maior de 60 anos ou comorbidades). O documento determina que o gestor escolar deverá observar as orientações de restrição à aglomeração de pessoas, a manutenção do distanciamento mínimo, a adoção de mecanismos de higiene e informações em relação à Covid -19.  Clique aqui e veja a circular completa.

Sintram

A diretora Geise Silva frisou que o sindicato continua à disposição dos servidores. “O documento emitido pela Secretaria de Educação atende o pedido do sindicato, que verificou que a situação como estava não poderia continuar, pois os trabalhadores estavam sendo expostos ao risco de contágio a Covid-19. Temos o agravamento da pandemia em nossa região e em todo o Estado com a superlotação dos hospitais, então os servidores, que estão trabalhando em turno de revezamento, destacamos que o sindicato está vigilante e à disposição. No documento é frisado, que todos os protocolos contra a Covid-19 deverão ser executados, ou seja, a Secretaria de Educação deverá fornecer  todos os Epis e material para higienização, além de manter o distanciamento seguro”, finalizou a diretora.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: