Dia da Mulher: Decoração e café especial marcam homenagem do Cresst/Semad às servidoras

Compartilhe essa reportagem:

Inara Tavares, coordenadora do Cresst, destaca importância do acolhimento aos servidores nos ambientes de trabalho;  Sintram foi um dos parceiros da iniciativa

No dia 08 de março, “Dia Internacional da Mulher”, as servidores, que buscaram atendimento no Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador – Cresst da Prefeitura de Divinópolis, e as que trabalham no local, foram surpreendidas com uma linda decoração alusiva à força feminina e retratando a realidade das mulheres, que trabalham no serviço público municipal. A homenagem foi planejada pela coordenação e equipe do Cresst/Semad e contou com o apoio do Sintram, da MS Mobiliário e Eventos e do Jornal Agora.

Equipe do setor foi surpreendida com a homenagem

Inara Tavares, que há 11 anos atua como enfermeira do trabalho e desde o início de fevereiro está na coordenação do Cresst ressaltou que a saúde é altamente influenciada pelo que acontece no ambiente de trabalho, tendo em vista jornadas de 4horas a 12 horas/dia, ou seja, a promoção de saúde no trabalho torna-se indispensável para a manutenção do bem estar dos servidores. Inara frisou ainda que através do projeto “Sensibilizar”, iniciado pelo Cresst em maio de ano passado, foi possível perceber o quanto é importante momentos de escuta e acolhimento no ambiente de trabalho.

Inara Tavares, coordenadora do Cresst e enfermeira do trabalho, ressalta a importância do acolhimento aos servidores no ambiente de trabalho

Neste sentido, surgiu a ideia de programar uma homenagem especial no dia 08 de março para as servidoras do Cresst/Semad e todas aquelas, que buscassem atendimento no dia. “Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres nossa equipe buscou algo especial para nossas queridas servidoras. Mesmo estando na Onda Vermelha, conseguimos oferecer um “mimo” para nossas servidoras lotadas no Cresst/Semad além daquelas que passariam por periciamento médico. Seguimos a orientações conforme Decreto 14.250/2021, sem aglomeração, e a proposta foi trazer um ambiente leve, bonito, gostoso de se trabalhar. E mesmo aquelas que precisava de atendimento, que pudesse tomar um café conosco. Cada detalhe foi pensado: a decoração, a cor, as flores. Tudo teve um significado”, disse.

Decoração

A decoração foi realizada gratuitatamente pela psicóloga, professora e sócio-proprietária da MS Mobiliário e Eventos, Elisângela Santos. A profissional trabalha com decorações personalizadas, que expressam em sua essência as características do anfitrião ou homenageado, de forma sustentável.

Especialmente para a homenagem do Cresst às servidoras, Elisângela conta que o convite foi um desafio e após refletir, decidiu resgatar na decoração as realidades das servidoras públicas.  “Logo que me formei, passei em concurso público e durante quase quatro anos vivi, o que é ser servidor público. Senti na pele esta realidade, seus desafios, desejos e gana de ver as coisas acontecerem. Não são só flores. Para as profissionais da saúde, educação, com quem convivi e convivo com maior proximidade, sei de como muitas vezes realizam projetos com investimentos, que saem do próprio bolso, por que acreditam e desejam fazer o que é certo. Para estas mulheres guerreiras, com gana e garra desenvolvi esta decoração de forma totalmente sustentável”, disse.

Elementos

Decoração realizada por Elisângela Santos da MS Mobiliário e Eventos

Segundo Elisângela, os espaços foram projetados e desenvolvidos sobre o conceito de mulheres reais, fortes, sensíveis, que amam o que fazem e se movem em direção ao que acreditam. “Utilizei plantas de vasos e várias outras colhidas no cerrado – por mim mesma, amo fazer isso – estas trazem o que há de força e rusticidade, uma beleza, muitas vezes que passa desapercebida por muitos, mas elas estão ali, firmes e conscientes de seu papel… Flores/mulheres. Em meio à rusticidade, a leveza na vida/na mesa, é fundamental. A transparência dos vidros e dos galhos com micro sementes suavizaram a dureza que muitas vezes se impõe.  A flor do deserto não poderia faltar, traz lendas lindas relacionadas a amor, a ser presente de Deus. Mas também remete a força e determinação. Em pleno deserto sinaliza a vida”, explica Elisangela, que conta que se sentiu honrada em representar as mulheres servidoras públicas em sua decoração.

A MS Mobiliário Eventos atua há  cinco anos no mercado de locação de móveis, toalhas de mesa e peças de antiquário para festas e eventos em geral.

Dia de beleza

Ercília Rodrigues presenteou servidoras, lotadas no Cresst, com designer de sobrancelhas

Também seguindo todos os protocolos de segurança da Covid-19, foi oferecido às servidoras, lotadas no Cresst,  um dia de beleza, com a oportunidade de realizar o procedimento de designer de sobrancelhas.  Ercília Rodrigues, que há 12 anos trabalha na área da beleza, presenteou as servidoras com o serviço gratuito. “Elas gostaram, saíram satisfeitas, fizemos o antes e depois. Elas se  sentiram muito bem e falaram que teve uma diferença tamanha com relação ao antes e depois. Para mim foi muito gratificante”, comentou.

Ambiente

A iniciativa foi aprovada pelos servidores do local e por aqueles que buscaram atendimento no dia.  Nara Tavares, que é professora da rede municipal, há quatro anos, esteve no Cresst buscando atendimento, e elogiou a homenagem. “Eu adorei, um café gostoso, a água uma delícia. Achei que ficou boa a decoração, foi uma boa homenagem”, comentou.

Leonardo Silveira, que é servidor do Cresst há um ano, destacou que reconhecer e homenagear as mulheres é muito justo, já que historicamente existe uma desvalorização, inclusive preconceito no mercado de trabalho.  “Historicamente tem sempre essa desvalorização, até o preconceito da questão de poder contribuir para o trabalho ou não, mas isso pelos dias atuais, essa mentalidade retrógrada vem acabando. Acho muito justa essa homenagem, porque as mulheres, inclusive aqui no Cresst são maioria e todas elas executam um trabalho com muita convicção e com muito empenho”, disse.

Rinara Duarte, engenheira de segurança do trabalho, e Ciro Máximo, técnico de segurança, também elogiaram a iniciativa. “A iniciativa conseguiu reunir a equipe, fica cada um em uma sala, não tem tanta interação entre os colegas, então foi bem interessante”, avaliou Rinara. “Foi um café bastante agradável porque tinha a diferenciação da temática, uns quadros bonitos, um café diferenciado. E a atenção foi assim dinâmica, quem chegava tomava um cafezinho, era bem recebido. Sempre o Cresst tratou as pessoas muito bem, mas hoje foi a especialidade de ser o Dia da Mulher,  tomar um café, ser mais receptivo”, disse Ciro.

Acolhimento

Adriana Carvalho e Mauro Ferreira são técnicos em enfermagem do Cresst e falaram da importância deste acolhimento aos servidores e da necessidade de ações como essa serem mais freqüentes, já que o local é buscado pelos trabalhadores, na maioria das vezes, em momentos difíceis como: afastamentos do trabalho, licença para acompanhamento de familiar com problema de saúde, etc. “Estamos aqui para receber de braços abertos e apoiar o servidor nestes momentos difíceis”, ressaltou Adriana.

Os técnicos destacam que muitos servidores não conhecem os serviços do Centro, que conta com profissionais capacitados para apoio aos servidores. “Muitas vezes o funcionário não conhece realmente o que o Cresst  pode oferecer. Temos uma equipe multidisciplinar, desde o pessoal da enfermagem, psicólogo, médicos, para tentar auxiliar, juntamente com o serviço social. Então é importante que ele(servidor) saiba, que ele pode vir procurar o Centro, e o que ele pode receber de retorno”,  explicou Mauro.

Retorno

Assistente social, Rafaela Silva, destaca que o retorno das servidoras foi muito positivo

A assistente social, Rafaela Silva, destacou a importância de trabalhar o acolhimento dentro do contexto de saúde do trabalhador. “A nossa proposta de trabalho, enquanto técnicos, enquanto referência em saúde do trabalhador, parte dessa visão de que, inicialmente, precisamos acolher a demanda que o servidor traz para nós e conhecer. Faz parte de conhecer qualquer demanda, ter mais contato, mesmo em um contexto de pandemia. Nós não concordamos que o Cresst seja mero recebedor de atestados, nós queremos realmente fazer saúde do trabalhador, enquanto ser humano, enquanto parte de um contexto social e para isso precisamos humanizar essa relações. Essa questão do acolhimento é o primeiro passo para  humanização de qualquer serviço. Se a pessoa chega e se sente acolhida, ela vai estabelecer uma relação de confiança com o setor e isso é extremamente importante”, pontuou.

Rafaela salientou ainda que o retorno relativo à homenagem preparada às servidoras foi super positivo.  “Percebemos que as servidoras receberam com surpresa essa decoração, esse ambiente diferente e vimos que elas ficaram muito satisfeitas porque tem um marco relacionado ao Dia internacional da Mulher e principalmente um marco voltado para um contexto de posicionamento feminino mesmo, na lógica de empoderamento, porque a decoração toda foi voltada para o rústico, mas um rústico que tem a pegada de delicadeza, em todo esse processo. Nós não tínhamos, em momento algum, a intenção de romantizar esse dia porque sabemos que é um dia de luta e que tem um marco histórico associado a essa luta por direitos, principalmente direitos trabalhistas. Quando nós vimos que nossas colegas e demais servidoras, chegaram e perceberam o que tinha acontecido, esse preparo, esse carinho, elas ficaram surpresas e ao mesmo tempo saíram daqui satisfeitas” comentou.

Sintram

O Sintram que é sempre parceiro do Cresst em iniciativas de promoção da saúde e valorização dos servidores patrocinou o café para a homenagem. A presidente do Sintram, Luciana Santos, parabenizou a equipe do Cresst pela iniciativa e defende que a mesma  seja  estendida para outros setores da administração. “Toda iniciativa de valorização e reconhecimento de nossos trabalhadores é merecedora de destaque e apoio do Sintram. Parabenizamos a toda a equipe do Cresst pela bela homenagem e que outros setores possam tomar como exemplo.  O ambiente do serviço público, por natureza, é muito burocrático e as vezes ações como essa caem no esquecimento, é preciso resgatar isso, pois o servidor público, como qualquer ser humano, tem suas fragilidades, seus problemas. Na busca por um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, atitudes, momentos, como esses são fundamentais”, disse Luciana.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: