Sintram e instituições parceiras lançam “Projeto IR em Dia: Declare e Contribua”

Compartilhe essa reportagem:

CTN Contabilidade/Grupo Dias e Bebiano, Una, Pitágoras e Receita Federal são parceiros no projeto, que beneficia servidores com a declaração do Imposto de Renda Simplificada e a comunidade com doação de alimentos

Os associados do Sintram a partir desta terça-feira (02/03) poderão ficar em dia com a Declaração do Imposto de Renda e ainda ajudar o próximo com a doação de alimentos. O sindicato por meio de instituições parceiras – CTN Contabilidade Ltda/Grupo Dias e Bebiano, Faculdade Una, Faculdade Pitágoras e Receita Federal – está lançando neste ano o “Projeto IR em dia: Declare e Contribua”. Por meio da doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal e farinha, o associado poderá fazer a “Declaração do Imposto de Renda Simplificada” pelo sindicato.

A presidente Luciana Santos destacou a oportunidade, que está sendo oferecida aos servidores agora com o apoio de parceiros. “Neste ano, o Sindicato está trazendo um novo projeto relativo ao Imposto de renda, que tem apoio de instituições parceiras para auxiliar nossos servidores no cumprimento da entrega da Declaração de Imposto de Renda Simplificada. Pretendemos que seja um projeto permanente, independente da diretoria, que estará à frente do sindicato, para que o servidor possa estar sempre em dia com a obrigação fiscal. O caráter social permanece como nos anos anteriores, agora com arrecadação de alimentos para doação. Avançamos em mais um ponto, que é o caráter pedagógico do projeto, já que os alunos do curso de Ciências Contábeis das faculdades Una e Pitágoras, orientados pelos professores, é que irão fazer as declarações do Imposto de Renda Simplificada”, explicou.

Documentação

Os associados interessados deverão comparecer à sede do Sintram (Av. Getúlio Vargas, 21, Centro), munidos dos seguintes documentos e itens obrigatórios:

1) Xerox do RG e CPF do declarante;

2) Xerox da carteira de identidade e CPF dos dependentes;

3) Cópia da última declaração do IR entregue;

4) Informar conta bancária para restituição ou débitos;

5) Xerox do comprovante de endereço atualizado (últimos 3 meses);

6) Cópia magnética da Declaração do IR ano 2019 salva em um pen drive de 2GB;

7) Informe de rendimentos ano 2020 – entregue pelo Setor de Recursos Humanos do Município;7.1) Rendimentos de instituições financeiras, como bancos;

8) Informe de direitos e bens: data da aquisição do imóvel, área, IPTU, número de matrícula e nome do Cartório, onde o imóvel está registrado(Registro Imóvel); 8.1) Número do RENAVAM e registro no órgão regulamentador correspondente do veículo (Documento Veículo).

Trâmite

Os documentos relacionados deverão ser entregues juntamente com um envelope à recepcionista do Sintram, que após a conferência, irá lacrar o mesmo. Na capa do envelope, o servidor deverá escrever seu “nome”, “setor em que trabalha” “telefone do setor”, “celular” e “descrição do item doado”. O envelope será encaminhado pelo Sintram à equipe técnica do projeto. Caso na análise preliminar seja constatado, que está faltando documentos ou que a documentação é adequada para a “Declaração do Imposto de Renda – Modelo Completa”, o material será devolvido em 48 horas ao associado, para que o mesmo possa procurar um profissional habilitado para a execução do serviço.

A equipe do projeto destaca que o pen drive, que consta na relação de entrega obrigatória, será devolvido ao final para o associado, com a cópia digital da declaração de Imposto de Renda – 2020, ou seja, após a conclusão do serviço. Os dois quilos de alimentos, entregues pelo servidor ao sindicato, não serão devolvidos, caso na análise da equipe técnica seja constatado que a Declaração de Imposto de Renda deve ser do modelo completa.

Prazo

Os associados deverão ficar atentos aos prazos estipulados pelas instituições para a entrega da documentação ao  Sintram. Para declaração de IRPF, sem cópia digital do ano de 2019, o prazo para entrega será até às 16h do dia 30 de março. Já os servidores, que tiverem a cópia digital do ano de 2019, o prazo de entrega será até às 16h, do dia 16 de abril de 2020.  O horário de funcionamento do sindicato para recebimento da documentação é de segunda a sexta-feira de 8h às 16h.

Os servidores poderão obter a cópia da declaração ano 2019, em meio magnético, enviando e-mail para atendimentorfb.06@rfb.gov.br e atendendo as solicitações do órgão para acesso à DIRF.  Caso desejarem poderão se dirigir à sede física da Receita Federal em Divinópolis, localizada na Rua São Paulo, nº 267, Centro.  Importante lembrar que o associado deverá estar munido  do pen drive, para gravação do conteúdo, pelos atendentes da RFB.

Tipos de declaração

A equipe do projeto destaca a diferença entre a Declaração do Imposto de Renda Simplificada e a Completa. A declaração completa é indicada para quem tem mais gastos a deduzir, como filhos incluídos como dependentes, escola particular, plano de saúde e fundos de previdência privada.  A opção de Declaração de Imposto de Renda Simplificada “implica a substituição de todas as deduções admitidas na legislação tributária, correspondente a dedução de 20%  do valor dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual.

Parceiros

Humberto Pereira, contador da CTN Contabilidade/Grupo Dias e Bebiano, que irá fazer a triagem da documentação antes de encaminhamento às universidades, destacou que a parceria com o Sintram amplia o projeto filantrópico, que a empresa já desenvolve junto à comunidade, beneficiando mais pessoas.  “A CTN faz um trabalho filantrópico com Declaração de Imposto de Renda, que é entregue todo ano. Todo dinheiro que a CTN arrecada na Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física é destinado a uma instituição filantrópica para atender seus benefícios. Agora, a parceria com o Sintram amplia nosso projeto de filantropia, estendendo a nossa mão de benefícios com relação aos 37 municípios da base do sindicato”, disse.

Débora Marinho, diretora da Faculdade Pitágoras Divinópolis, afirmou que acredita muito no poder do projeto, que traz aprendizado aos alunos e exercita a cidadania. “O projeto juntamente com o Sintram, Faculdade Pitágoras, Faculdade Una, CTN Contabilidade/Grupo Dias e Bebiano é uma oportunidade para todos. Para os nossos alunos, oportunidade de prática profissional e de entender o papel da instituição acadêmica, da universidade, como uma instituição, que abrange e abraça projetos sociais, já que as doações de alimentos irão para instituições, que realmente precisam. E para os servidores públicos é oportunidade de regularizar sua vida junto ao Fisco, de entender a importância dessa obrigação, que é um dever de cidadania de todos nós, e ao mesmo  tempo fazer uma ação social. Nós acreditamos muito no poder desse projeto, principalmente como um aprendizado e um exercício de cidadania”, declarou.

Jefferson Thompson, Coordenador de Relacionamento da Faculdade Una, também destacou a importância da parceria, tanto para os alunos, como para os servidores e a comunidade.  “Nós entendemos que a iniciativa do Sintram, juntamente com a CTN Contabilidade/ Grupo Dias e Bebiano e as universidades em Divinópolis é extremamente importante, tanto do aspecto do envolvimento social, da prestação de serviço à comunidade – neste caso específico, por meio dos trabalhadores, das municipalidades, que estão ligadas ao Sintram – e para os nossos alunos na sua capacitação profissional, em parceria com a Receita Federal. É um importante passo dado, no que tange à regulamentação, à atualização e colocar em dia não só dados fiscais, mas também a nossa posição como cidadãos, que contribuem para o desenvolvimento do país”, declarou.

Anderson Saleme, analista da Receita Federal, coordenador da Equipe Educação Fiscal, parabenizou a iniciativa do projeto na cidade. “A Receita Federal do Brasil parabeniza o Sintram pela parceria com as faculdades Pitágoras e Una, referente aos serviços prestados aos servidores públicos municipais, orientando sobre imposto de renda 2021”, frisou.

Sintram

A presidente Luciana Santos destacou a importância do apoio dos parceiros e a oportunidade que está sendo oferecida aos servidores municipais. “Agradecemos a cada instituição, que abraçou o projeto conosco, instituições de destaque da nossa cidade e nossa diretoria se sente honrada com essa parceria. Com certeza é um projeto que veio para ficar e que os servidores possam aproveitar essa oportunidade de cumprir com a obrigação fiscal e ainda  ajudar com doação de dois quilos de alimentos não perecíveis”, disse.

Doações

Todos os alimentos arrecadados no projeto ficarão na sede do Sintram e ao final da Campanha uma Comissão formada por representantes de cada parceiro do projeto irá decidir quais instituições irão receber os donativos.

Dúvidas? Ligue para o sindicato (37) 3216-8484.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram

 


Compartilhe essa reportagem: