Divinópolis: Condições de trabalho no Centro Administrativo é pauta de reunião da Cipa

Compartilhe essa reportagem:

Comissão delibera inspeção no local na próxima quarta-feira (17)

Os membros da Comissão de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Cipa, por meio da portaria 054/2021, publicada  ontem (10) no Diário Oficial, foram convocados para reunião ordinária no mesmo dia no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis. Entre as pautas de discussão dos oito membros esteve em  debate  as condições de trabalho no Centro Administrativo, após a mudança de setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde para o local.

Diretora de Formação Sindical do Sintram e integrante da Cipa, Geise de Fátima Silva

A diretora de formação sindical do Sintram e integrante da Cipa, Geise Silva, informou que na reunião foi deliberado que na próxima quarta-feira (17) será realizada uma inspeção no Centro Administrativo para verificar as condições de trabalho.  Geise explicou que essa sugestão de inspeção pelos cipistas foi de sua autoria, após visitar  o local, representando a diretoria do Sintram, e constatar vários problemas. “Sugeri uma inspeção no Centro administrativo em virtude das mudanças, que aconteceram e que percebemos negligência com a saúde do trabalhador. Os trabalhadores estão trabalhando  aglomerados; encontramos fios elétricos sem ser canalizados atravessados no meio do setor, onde os servidores passam; fios despencando do teto. Percebemos também vários computadores ligados em uma tomada só, com risco de curto-circuito. A informação, que tivemos é que a administração ainda irá licitar material para poder arrumar tudo isso, então minha sugestão foi da Cipa fazer essa inspeção na próxima quarta. Vamos fazer  a visita e pedir um retorno da administração a respeito de quando será solucionados esses problemas”, explicou.

A visita do Sintram realizada no início do mês  atendeu pedido dos servidores da Semusa, mas também faz parte das inspeções que o Sindicato vem fazendo desde o ano passado em diversos setores a Prefeitura para verificar o uso de equipamentos de proteção individual e medidas de segurança para evitar o contágio pela covid-19. As inspeções atendem a pedido do Ministério Público do Trabalho, que instaurou um inquérito para verificar se o município está cumprindo todas as medidas de segurança.

 

 

Sintram

A presidente do Sintram, Luciana Santos, disse que essa atuação da Cipa é fundamental neste trabalho de preservação da saúde do trabalhador e soma forças com o sindicato. “É dever do empregador fornecer condições de trabalho adequadas  aos servidores e esse trabalho da Cipa de inspecionar as condições de trabalho, que estão sendo impostas a categoria  é fundamental. O Sintram esteve no local e estamos tomando providências para resguardar o direito dos nossos servidores. Economia deve ser feita, mas com planejamento e condições adequadas, e o que vimos no Centro Administrativo não foi isso”, declarou.

O vice-presidente, Wellington Silva, que também já foi membro da Cipa, destacou a importância do trabalho dos colegas que integram a Comissão. “Sempre frisei que precisamos ter uma Cipa fortalecida e atuante. Ficamos muito satisfeitos de ver que medidas estão sendo tomadas para defender a saúde e resguardar o direito de nossos servidores. O servidor é a parte mais fraca dentro da gestão municipal e muitas vezes têm seus direitos atropelados ou ignorados. Nós, do sindicato, não vamos permitir isso, medidas estão sendo tomadas e neste contexto de segurança do trabalho, a Cipa deve ser parceira, e estamos sempre de portas abertas para atuarmos juntos em defesa de melhores condições de trabalho e segurança , direito básico a ser garantido aos nossos valorosos servidores”, comentou.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: