Divinópolis sob ameaça de ficar sem leitos de UTI para pacientes da covid-19

Compartilhe essa reportagem:

A diretora de Vigilância em Saúde de Divinópolis, Janice Soares, divulgou um alerta neste domingo (13), através do qual retrata o quadro alarmante da pandemia do coronavirus na cidade. O documento, publicado pelo site Divinews, diz que “o município de Divinópolis encontra-se no pior cenário da pandemia de covid-19, desde o mês de março de 2020. Os indicadores de incidência e de ocupação hospitalar nunca estiveram tão altos. Hoje, dia 13 de dezembro de 2020, dois hospitais de Divinópolis já estão com ocupação máxima no CTI para atendimento a pacientes com a covid-19. Os outros dois hospitais da cidade estão com ocupação de leitos de UTI covid-19 acima de 75%.Já nos setores de enfermaria, dois hospitais já estão com 100% de ocupação. E outro hospital com 83%”.

Janice Soares, diretora da Vigilância em Saúde

Segundo Janice Soares “muitos profissionais de saúde estão adoecendo e se ausentando com licenças médicas. Os serviços de saúde estão com dificuldades de contratar profissionais para repor os que adoecem”.

A diretoria da Vigilância em Saúde pediu ajuda da população e fez várias recomendações. “É necessário que a população colabore, respeitando as regras sanitárias, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Recomendamos que as confraternizações de final de ano aconteçam de forma virtual. É fundamental a colaboração da população para evitar a disseminação ainda maior da doença e o colapso do sistema de saúde”, disse Janice Soares.

A diretora fez um alerta preocupante: “Se a situação continuar se agravando, muitas pessoas podem ir a óbito por falta de assistência médica”, finalizou.

Até a última sexta-feira, data do último boletim epidemiológico divulgada pela Secretaria de Saúde, Divinópolis já contabilizava 2.932 casos confirmados, 22.223 notificações, 1.229 casos descartados, 2521 recuperações e 186 pacientes aguardando resultado de exames. Nesta segunda-feira (14) foram confirmadas três novas mortes provocadas pela pandemia, elevando para 85 o número de mortes provocadas pela covid-19 em Divinópolis.

Veja no gráfico o crescimento dos casos confirmados de covid-19 em Divinóplis

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações do Divinews e Semusa

  • Matéria atualizada às 12h32 para acrescentar mais uma morte provocada pelo coronarius

Compartilhe essa reportagem: