
A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag) empossou na semana passada 25 novos servidores, aprovados no concurso público realizado no ano passado pela Prefeitura de Divinópolis. Embora seja um quantitativo irrisório para uma administração que contabiliza 5,4 mil servidores, a Seplag afirma que foi “um passo importante para a cidade”.
Embora as informações do Portal Transparência não sejam confiáveis, os números disponíveis indicam que atualmente a Prefeitura tem 5.452 servidores, sem contabilizar os estagiários. São 4.101 efetivos e 949 com contratos temporários, o que um número alto, considerando que em junho, a Seplag anunciou a posse de mais de 1.200 aprovados no último concurso.
Os 25 servidores empossados na semana passada serão direcionados para as áreas de educação, saúde e planejamento. Ao mesmo tempo em que anuncia 25 posses de efetivos, a Prefeitura publicou na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios a contratação de 46 novos servidores, todos para a Educação, no regime temporário.
COMISSIONADOS
Já a ocupação de cargos comissionados ganhou fôlego nesse primeiro ano do segundo mandato do prefeito Gleidson Azevedo (Novo). As informações disponíveis hoje no Portal Transparência indicam que são 200 ocupantes em cargos de comissão.
Chama a atenção o desprestígio dos servidores de carreira junto ao Executivo, quando se trata da ocupação dos cargos de confiança. O discurso do prefeito, no período pré-eleitoral, era a destinação de 75% dos cargos comissionados para servidores efetivos. Na prática, a situação é bem diferente. Dos 200 cargos, apenas 83 foram destinados a servidores de carreira, o que representa 41,5%. Já 117 vagas são ocupadas por funcionários de livre nomeação do Prefeito e representam 58,5%.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação
