O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, assinou, na tarde da última segunda-feira (29), o aceite da proposta para implantação da Robótica SESI para alunos da rede municipal. Também estavam presentes, a Secretária de Educação do Município, Virgínia Morais e o Agente de Relações com o Mercado Governamental, Edgar Marcucci.
A robótica educacional é um programa de atividades práticas que ampliam o conhecimento científico e tecnológica, estimula a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolve habilidades para planejar, formular hipóteses, projetar, empreender, programar, produzir, construir, solucionar problemas, entre outras. Trata-se, uma educação científica e tecnológica mais abrangente, conhecida como “STEM education”, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
De acordo com Edgar Marcucci, as conversas com Carmo do Cajuru começaram há quase um ano através de diversas reuniões, inúmeros ajustes e negociações, alinhamentos pedagógicos e até uma experiência da aplicação da Robótica SESI, realizada no município, gratuitamente, em outubro de 2023.
“Esse é um passo firme, sólido e muito planejado, construído com cuidado e diálogo ao longo de quase um ano de planejamento. Fico muito feliz em estar compartilhando esse passo, de ser a ponte para essa implementação da Robótica SESI em Carmo do Cajuru, trazendo inovação para a educação do município”, enfatizou Marcucci.
Cerca de 250 alunos do Ensino Fundamental do 4º ao 5º ano serão beneficiados com o programa. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Carmo do Cajuru oferece escola tem Tempo Integral para os alunos da Rede Municipal de Ensino através de oficinas que abrangem macrocampos como pedagógico, cultural, esportivo e agora contará com o Ensino de Robótica SESI. “O contrato firmado com a Rede SESI de Ensino para o trabalho com Robótica é para nós mais um grande passo para garantir educação de qualidade para nossos alunos e oportunizar o desenvolvimento de habilidades essenciais e oportunidades de interagir com as atividades das mais diversas áreas do conhecimento. Nosso objetivo é futuramente expandir para toda a Rede de Ensino. Temos a certeza de que o processo de ensino-aprendizagem se tornará mais atrativo e dinâmico”, enfatizou a Secretária.
Com informações da Fiemg/Centro-Oeste