Prefeitura de Luz concede revisão nos salários dos servidores com ganho real e aprova novas tabelas de vencimentos

Compartilhe essa reportagem:

A Câmara Municipal de Luz aprovou em reunião extraordinária dois projetos do prefeito Agostinho Carlos Oliveira (PT) que concede revisão salarial aos servidores municipais, além de alterar a tabela de vencimentos de algumas categorias, com o objetivo de melhorar o valor do salário.

Para os servidores do quadro geral, foi aprovada a recomposição de 12,5% nos salários, que corresponde a 10,16% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2021, mais 2,34% de ganho real. Segundo a Prefeitura, esse reajuste também será estendido aos profissionais da educação “enquanto não se tem a decisão, em nível federal, do reajuste do piso nacional do magistério”.

O projeto aprovado também promove a revisão da remuneração, com aumento na tabela de vencimentos, dos cargos de Coveiro, Calceteiro, Bombeiro Hidráulico, Padeiro, Operador de Trator de Pneu, Eletricista, Pedreiro, Motorista, Mecânico, Eletricista de veículos e máquinas e Instrutor Musical. De acordo com a Câmara, além destes cargos da Administração Geral, também os cargos de Técnico de Enfermagem da Estratégica de Saúde da Família e de Técnico Médio de Saúde II, também foram beneficiados com os projetos aprovados.

O prefeito Agostinho Oliveira esclareceu que a revisão nos salários e o aumento da tabela de vencimento destes cargos, consiste em aplicar a revisão de 12,5%, incorporar as gratificações previstas em lei aos salários e, por fim, elevar o valor do vencimento básico do ao patamar referencial de 1,25 salário mínimo vigente. De acordo com o prefeito, em razão dos baixos salários a Prefeitura vem encontrando dificuldades em contratar profissionais para esses cargos, uma vez que os vencimentos pagos pelo município de Luz estão muito abaixo dos valores praticados para os mesmos cargos nas cidades vizinhas.

MOTORISTAS E TÉCNCOS DE ENFERMAGEM

De acordo com o prefeito, diante das dificuldades encontradas para contratação especialmente de Motoristas e de Técnicos de Enfermagem, o Serviço de Administração de Recursos Humanos da Prefeitura realizou um levantamento nas prefeituras da região, e constatou que o nível médio de remuneração praticada para esses cargos é da ordem de 1,5 salários mínimos vigentes, portanto bem além daquelas vigentes na Prefeitura e Luz, respectivamente: R$ 1.202,65 para motoristas e R$ 1.152,90 técnicos de enfermagem. Essas duas categorias também terão revisão de 12,5%, mais a incorporação das gratificações aos salários.

Os cargos de operador de máquinas pesadas e de operador de trator de esteira, além dos 12,5% de reajuste, terão a atual gratificação de 40% sobre o vencimento básico incorporada ao salário.   Os servidores da Câmara Municipal também serão beneficiados com a revisão de 12,5%, que passa a ser paga já na folha de pagamento desse mês.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: O prefeito de Luz, Agostinho Oliveira (PT) concedeu até agora o maior ganho da região para os servidores municipais (Foto: Reprodução Facebook)

 

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: