Vereadores, secretários municipais e diretor do Samu testam positivo para covid-19

O avanço da covid-19 em Divinópolis pegou autoridades municipais e exigiu uma nota oficial da Prefeitura no último sábado (15). Os vereadores Edson Sousa (Cidadania), líder do governo na Câmara, foi o primeiro a comunicar oficialmente estar contaminado pelo vírus. O comunicado foi feito na sexta-feira. Já no sábado, a vereadora Lohanna França (Cidadania) também confirmou ter testado positivo, porém segundo ela, os sintomas são leves. Os dois vereadores já receberam as duas doses da vacina.

Os vereadores Edson Sousa e Lohanna França participaram de reunião extraordinária da Câmara na quinta-feira (13) e mantiveram contato com todos os demais vereadores, além de servidores da Câmara e assessores de gabinete.

Na manhã desta segunda-feira (17), em nota oficial, a Câmara confirmou que o presidente do Legislativo, Eduardo Print Júnior (PSDB) também estou positivo para a covid-19. Segundo a nota, ele encontra-se em repouso, cumprindo as regras de isolamento. Na nota, a Câmara informa que nesta segunda-feira haverá desinfecção no prédio do Legislativo e o expediente será encerrado as 16h.

No sábado, a Prefeitura confirmou em nota a contaminação do secretário de Manutenção e Serviços Urbanos e Agronegócios, Gustavo Mendes e do secretário de Cultura e Esportes, Dinis Borges. Na mesma nota a Prefeitura confirmou a contaminação do diretor executivo do Samu, José Marcio Zanardi. Informações ainda extra-oficiais dão conta de seis funcionários do setor administrativo do Samu também teriam contraído o vírus, além de outros 10 servidores da assistência.

Em nota oficial, a Prefeitura de Divinópolis, disse que ainda não trata a atual situação do município como um novo surto, e afirmou que “os casos de covid-19 têm aumentado na cidade e é fundamental que a população mantenha todas as medidas preventivas contra a doença”.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a macrorregião Oeste, na qual Divinópolis está inserida, passou de pontuação zero para 8 na escala que mede a incidência de transmissão do vírus. Já a microrregião de Divinópolis saltou de 4 para 11 pontos. “Diante do aumento significativo dos números relacionados à pandemia na toda a região e no município de Divinópolis é preciso, novamente, de um esforço conjunto entre sociedade e poder público para frear esta crescente”, disse a Prefeitura.

No boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (14) a Semusa informou que o ritmo de contágio da covid-19 em Divinópolis está em 1,83, o que significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 183.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: O presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior e mais dois vereadores testam positivo par a covid-19 (Crédito: Diretoria de Comunicação/PMD)