Vacinação contra a gripe em Divinópolis atinge pouco mais da metade do público alvo

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o terceiro balanço parcial da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Divinópolis.  Segundo o relatório divulgado, até a última sexta-feira (7), foram aplicadas 13.119 doses da vacina em um público alvo de 24.557 pessoas, o que representa apenas 53,42% do total. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal em cada grupo prioritário.

No grupo das gestantes foram imunizadas 1.037 mulheres, de um total de 2.096, o que representa apenas 49,5% do total. O grupo das puérperas, que são as mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias, é formado por 345 mulheres e, deste total, 253 já foram imunizadas, o que representa 73,4%.

Merece destaque a vacinação das crianças de seis meses a menores de seis anos. Esse grupo é formado por um público estimado de 14.654 crianças e foram imunizadas 8.054, o que representa apenas 55% do total. É fundamental a atenção dos pais para que levem seus filhos para serem imunizados.

No grupo formado pelos trabalhadores da saúde, composto por um público estimado de 7.462, foram imunizadas 3.775 pessoas, que representa 50,6% do total. Este público está sendo vacinado também em hospitais como São Judas, Santa Lúcia, Santa Mônica e as equipes móveis visitarão ainda o Complexo de Saúde São João de Deus e o Samu. A vacinação deste público nestas instituições visa não sobrecarregar as unidades de saúde e gerar aglomeração.

SEGUNDA FASE

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza começa nesta terça-feira (11) e vai até o dia 8 de junho.  A segunda etapa é destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. Cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas nessa fase.

A terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

A campanha teve início no dia 12 de abril com a vacinação de crianças entre seis meses e seis anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas (que estão no período de até 45 dias após o parto).  Pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD
e Ministério da Saúde