Universidades auxiliam no processo de revisão do segundo volume dos Planos de Estudos Tutorados

Materiais já podem ser acessados on-line por alunos e professores da rede estadual

A rede estadual de ensino mineira está iniciando um novo ciclo do Regime de Estudo não Presencial. Nessa semana, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), disponibiliza para alunos, pais e/ou responsáveis e professores o segundo volume do Plano de Estudos Tutorados (PET). O material traz conteúdos e atividades que dão continuidade ao primeiro volume e contou com o apoio de universidades mineiras.

O PET Vol II foi produzido pelos professores da rede estadual de ensino. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG) auxiliou na elaboração do material voltado para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Já as universidades mineiras auxiliaram no processo de revisão de conteúdo e ortografia.

Cada universidade apoiou na revisão do material por área do conhecimento: a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fez a revisão de matemática, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) ficou responsável pelos conteúdos de ciências humanas e linguagens e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) fez a revisão dos conteúdos de ciências da natureza.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) também apoiam a secretaria na revisão dos materiais e estão trabalhando no terceiro volume do PET.

Como acessar

Para baixar o PET Vol II, pais, responsáveis, alunos e professores que têm acesso à internet podem acessar o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br ou o aplicativo Conexão Escola e localizar o material relacionado ao ano de escolaridade, disponibilizado gratuitamente. Não é necessário imprimir as apostilas, já que exercícios e atividades podem ser feitos no caderno ou em uma folha a parte.

Já para os alunos que não têm celulares ou acesso à internet, os PETs serão entregues, de graça, em suas residências. sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) por causa da pandemia da covid-19.. A partir de um levantamento cuidadoso feito pelos diretores escolares foi possível saber, nominalmente, a necessidade de cada aluno da rede.

No primeiro ciclo de atividades do ensino remoto na rede estadual mineira, cerca de 97,5% dos estudantes tiveram acesso aos materiais do Regime de Estudo não Presencial. Aproximadamente 400 mil PETs foram impressos e entregues nas residências dos alunos.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado do primeiro ciclo e indo para o segundo muito mais animados e preparados. Estamos tendo a oportunidade de fazer uma busca ativa dos estudantes, já que os diretores conhecem, nominalmente, a necessidade de cada um”, destaca a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

Importante destacar que, desde o início do Regime de Estudo não Presencial, a SEE/MG conta com um canal aberto para que sejam enviadas sugestões, questionamentos e dúvidas sobre os Planos de Estudos Tutorados. As contribuições podem ser encaminhadas para o e-mail escoladeformacao@educacao.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas