Sintram reverte transferência indevida de monitores escolares em Carmo do Cajuru

Buscando sempre garantir o direito dos servidores, o Sintram representado pelo vice-presidente, Wellington Silva, e pelo secretário Demetrio Bento, esteve ontem (15/07) em Carmo do Cajuru após receber denúncia de que monitores escolares estavam sendo transferidos para a Secretaria de Saúde de Carmo do Cajuru para acompanhar transporte de pacientes.

De acordo com o vice-presidente, Wellington Silva, em reunião com a Secretária de Educação, Kenya Dias Nogueira, o sindicato questionou as transferências e a secretária argumentou que a medida estava sendo tomada para que as monitoras escolares não ficassem ociosas  durante o recesso escolar.  Disse ainda que a intenção foi ajudar os trabalhadores já que no caso dos contratados o contrato teria que ser finalizado, devido a falta de demanda de trabalho no recesso escolar.

Os representantes do sindicato orientaram que a medida não poderia ser tomada uma vez que é ilegal, já que os trabalhadores  estariam assumindo funções que não lhes competem, o que configura desvio de função. O líder sindical explicou ainda que a administração deveria verificar quais servidores efetivos poderiam gozar férias neste período de recesso. Com relação aos contratados deve ser verificada as atribuições do cargo no contrato e caso não contemple as responsabilidades que deverão ser assumidas na Secretaria de Saúde também é ilegal e a administração poderá responder na Justiça pela medida.

O vice-presidente destacou que a intervenção e ação do sindicato teve saldo positivo, uma vez que a secretária decidiu que não seria efetivada as transferências. “Como sempre frisamos aos servidores em qualquer situação de dúvida, suporte, orientação, apoio, busquem o sindicato para que não haja prejuízo em seus direitos. O Sindicato existe para trabalhar para o servidor municipal.  Após a  reunião, a secretária Kenya concordou com a explanação do sindicato e as transferências serão canceladas”, explicou.