Sintram recebe aposentados e alerta para necessidade de maior participação da classe nas decisões dos servidores

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) recebeu servidores municipais aposentados na última sexta-feira de janeiro (31), para uma confraternização em comemoração ao dia da categoria. O Dia Nacional do Aposentado, comemorado anualmente no dia 24 de janeiro, é uma referência à criação do sistema previdenciário brasileiro, que ocorreu em 24 de janeiro de 1923. Em Divinópolis, o Dia do Servidor Municipal Aposentado também é comemorado na mesma data e foi instituído pela Lei 6.971. A lei foi sancionada pelo então prefeito Vladimir Azevedo em 23 de abril de 2009 e é oriunda do Projeto de Lei 034/2009, de autoria do ex-vereador Roberto Pedro Bento, que também é servidor municipal.

Os aposentados foram recebidos pela presidente do Sintram, Luciana Santos, pelo secretário geral, Demetrio Bento, a diretora de Planejamento Geise Silva e pela conselheira Lucilância Monteiro. Aos poucos eles foram chegando e durante toda a tarde participaram de uma boa roda de conversa, além de obter informações importantes sobre a reforma previdenciária, que poderá afetar aos inativos, inclusive taxando seus benefícios em contribuições que podem chegar a 14%.

A presidente Luciana Santos explicou que mesmo os inativos que estão sob o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), como a maioria dos aposentados das prefeituras da base do sindicato, poderão ficar sujeitos às regras do Estado. “Se os prefeitos não fizerem as reformas nas previdências dos seus municípios, os servidores municipais ficarão automaticamente sujeitos às regras do regime estadual”, explicou a presidente, esclarecendo que os municípios têm até o mês de julho desse ano para fazer a opção.

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, que retornou de férias nesta segunda-feira (03, reforçou que é muito importante a participação dos aposentados na vida sindical. “Os nossos aposentados precisam estar presentes nas assembleias, no dia a dia do sindicato, pois as decisões tomadas pelos servidores que ainda estão na ativa afetam a todos. Inclusive as decisões adotadas nas campanhas salariais, as revisões conquistadas nos benefícios, tudo isso passa pelas assembleias, o que torna muito importante a participação de todos os aposentados, para que também possam se manifestar e opinar sobre o que os servidores ativos reivindicam em favor de toda a classe”, esclareceu.

Lucilândia Monteiro e Geise Silva também participaram da confraternização, que foi idealizada pela diretoria do Sindicato como forma de reconhecimento aos serviços prestados pelos aposentados. De acordo com Lucilândia, o objetivo do encontro atingiu aos  objetivos propostos pela diretoria e todos que compareceram mostraram reconhecimento pela iniciativa. Já Geise Silva afirmou que o sindicato tem uma preocupação muito grande com todos os inativos e reforçou a necessidade de que todos participem da vida sindical.

 Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram