Sintram realiza assembleia geral com servidores municipais de Carmo do Cajuru para discutir atualização do Plano de Cargos

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) realizou nessa segunda-feira, 7, uma assembleia geral com os servidores municipais de Carmo do Cajuru, para discutir a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores  (PCCS). A sessão que foi realizada na Câmara Municipal, e conduzida pela presidente do Sintram, Luciana Santos, e pela diretora do Conselho Fiscal, Lucilândia Monteiro, contou com a participação de 48 servidores.

A última reestruturação do Plano de Cargos foi feita em 2012, por meio da Lei Complementar Nº 054/2012, de 5 de abril. De acordo com a presidente do Sintram, a categoria apontou a necessidade de atualizar a porcentagem por escolaridade, que é a passagem do servidor ocupante de cargo efetivo de um grau para outro imediatamente superior, a partir da formação escolar mínima exigida para ingresso no serviço público, e também a tabela de progressão horizontal. Atualmente, conforme determina Lei, o acréscimo pecuniário ao vencimento inicial da classe, é feito na ordem de 3% para o servidor que completar três anos de efetivo exercício, e o adicional quinquenal por tempo de serviço é pago na ordem de 10% a cada cinco anos de serviço público efetivo prestado ao Município.

“Várias pautas foram levantadas pela classe, e a categoria aprovou a necessidade de atualizar a porcentagem por escolaridade, e a tabela de progressão. Os servidores apontaram também a lentidão para convocar os aprovados no concurso público, e querem que os classificados sejam convocados de uma maneira mais célere, e que este chamamento seja feito de uma forma transparente”, esclarece Luciana.

Após as discussões, a categoria elegeu a comissão de negociação, que é formada pelos servidores municipais, João Caetano, Alcione Alves, Jordélia Ribeiro, Jorge Antônio e Erilda Aparecida. Segundo a diretora do Conselho Fiscal, a Prefeitura de Carmo do Cajuru será oficiada ainda esta semana sobre as reivindicações da categoria.

“O Sintram vai enviar um ofício para o Executivo Municipal informando todas as solicitações que estão sendo feitas pela classe, e esperamos que o prefeito, Edson Vilela esteja aberto ao diálogo, que ele ouça o servidor municipal, e marque uma reunião o quanto antes para que juntos possamos chegar a uma solução”, conclui Lucilândia.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram
Foto: A presidente do Sintram, Luciana Santos, comandou a assembleia em Carmo do Cajuru