Sintram marca data da eleição que vai renovar diretoria do Sindicato

ATUAL DIRETORIA FOI EMPOSSADA NO DIA 2 DE JANEIRO DE 2019

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) marcou para os próximos dias 17 e 18 de agosto a eleição que vai renovar a gestão da entidade. De acordo com as regras do Estatuto do Sindicato, se houver empate, o segundo turno ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro. Em caso de novo empate, será declarada vencedora a chapa cuja média de idade for maior.

A principal novidade desse ano será a votação exclusivamente eletrônica, aprovada em assembleia pelos servidores municipais no dia 21 do mês passado. Para possibilitar a votação eletrônica, todos os filiados aptos e interessados em votar, deverão fazer o seu cadastro prévio até 12 de agosto de 2022, através do formulário que já está disponível no site do Sintram. No primeiro dia das eleições, o servidor inscrito e apto para votar receberá por e-mail e por SMS o acesso ao ambiente virtual para exercer o seu direito de voto.

De acordo com o Edital, poderão votar somente os servidores sindicalizados há pelo menos 180 dias antes das eleições e que estiverem em dia com os deveres e em pleno gozo dos direitos sindicais, e quites com as contribuições pecuniárias até 90 dias antes da data das eleições, exceto os servidores da educação de Divinópolis.

A partir desta sexta-feira (1º de julho) está aberto o prazo de 15 dias corridos para registro de chapas concorrentes ao processo eleitoral. O requerimento de inscrição da chapa deverá ser retirado na sede do sindicato, de 08h às 11h e de 12h30 às 17h30. O prazo final para inscrição de chapas encerra-se às 17h30, do dia 18 de julho.

ÚLTIMA ELEIÇÃO

Maior sindicato trabalhista da região, o Sintram reúne 36 municípios em sua base e tem cerca de 10 mil servidores municipais filiados. O Sindicato oferece aos trabalhadores uma extensa carteira de serviços, que vai desde o cartão de compras, que possibilita crédito em 210 estabelecimentos comerciais, até acesso a planos de saúde e odontológicos. O Sindicato ainda fornece apoio jurídico aos seus filiados e há também planos para a implantação de outros serviços.

A última eleição para a diretoria do Sintram ocorreu em julho e agosto de 2018, quando Luciana Santos foi reconduzida ao seu segundo mandato na presidência da entidade. Atualmente Luciana Santos está afastada para disputar as eleições para a Assembleia Legislativa e a presidência está ocupada por Wellington Silva, eleito vice-presidente em 2018.

Em 2018, 2.145 servidores exerceram o direito do voto. A atual diretoria foi eleita com 1.301 votos, ou 64,37% dos votos válidos. A Chapa 2, encabeçada por Juliano Vieira, obteve 720 votos, o que representa 35,62% da votação válida. Foram 82 votos nulos e 42 brancos.

O Edital de convocação das eleições desse ano foi publicado na edição de hoje (1º/07) da edição impressa do Jornal O Tempo. Clique aqui e leia a íntegra do Edital.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto:
Servidor vota na eleição que reelegeu Luciana Santos em 2018 (Foto: Jotha Lee/Sintram)