Sintram lança campanha “Imposto de Renda Solidário” 2022

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste (Sintram) realizará pelo quarto ano consecutivo a campanha “Imposto de Renda Solidário”, que tem como objetivo beneficiar os servidores públicos municipais da base de representação do sindicato com a declaração gratuita do IR, e arrecadar alimentos para doar para instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade financeira.

A ação será realizada em parceria com as faculdades Pitágoras e UNA, com a CTN Contabilidade/Grupo Dias e Bebiano, e a Receita Federal representada por Anderson Saleme, e os interessados poderão entregar seus documentos de 10 de março a 20 de abril, na sede do Sintram. A documentação poderá ser entregue até às 17h, no último dia da campanha. A comissão destaca que neste ano serão feitas apenas declarações dos servidores públicos municipais que possuem somente uma fonte pagadora.

“A campanha “Imposto de Renda Solidário” começou em 2019, e é um sucesso todos os anos. Na última sexta-feira, 18, a diretoria do Sintram se reuniu com os representantes das faculdades UNA, Pitágoras, e da CTN, para alinhar todos os pontos da ação. Nós esperamos que os servidores municipais entreguem a documentação de forma correta, no prazo estipulado, para que todos os interessados possam ser beneficiados”, destaca a comissão.

Os servidores públicos municipais que querem participar da ação deverão entregar os seguintes documentos, em um envelope, com o nome, o setor em que trabalha, o telefone do setor, o número do celular e a descrição do item doado, na sede do Sintram:

  • Xerox do RG e CPF do declarante
  • Xerox da carteira de identidade e CPF dos dependentes;
  • Cópia da última declaração do IR entregue;
  • Informar conta bancária para restituição ou débitos;
  • Cópia magnética da Declaração do IR ano 2021 salva em um pen drive (entregue na Receita Federal);
  • Informe de rendimentos ano 2021 – entregue pelo Setor de Recursos Humanos do Município;
  • Informe de Rendimentos de instituições financeiras, como bancos;
  • Informe de direitos e bens: data da aquisição do imóvel, área, IPTU, número de matrícula e nome do Cartório, onde o imóvel está registrado);
  • Número do RENAVAM e registro no órgão regulamentador correspondente do veículo; data e valor de aquisição;
  • Informe de despesas de planos de saúde e odontológico do Sintram.

ATENÇÃO

A declaração do Imposto de Renda gratuita poderá ser feita mediante doação de um pacote de arroz, um pacote de feijão ou um litro de óleo. A documentação pode ser entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção do Sintram. Será feita uma análise preliminar na entrega dos documentos, e caso seja constatada a falta de alguma documentação, o material será devolvido ao associado.

As instituições terão o prazo de 10 dias para analisar e homologar a documentação entregue pelo declarante. O pen drive, que consta na relação de entrega obrigatória, será devolvido ao final para o associado, com a cópia digital da declaração de Imposto de Renda – 2022, ou seja, após a conclusão do serviço.

Os alimentos entregues pelo servidor ao sindicato não serão devolvidos, caso na análise da equipe técnica seja constatado a falta de algum documento.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram