Sintram irá oficiar Prefeitura de Divinópolis pedindo imediata posse dos eleitos para a CIPA

Desde outubro de 2019, os representantes eleitos pelo funcionalismo municipal de Divinópolis para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa  estão aguardando decreto do prefeito municipal, Galileu Machado, bem como a indicação dos representantes do Executivo,  para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.  Quando houve a eleição da Cipa no ano passado, o município já estava há um ano sem a Comissão, a qual tem função fundamental na promoção da Segurança do Trabalho, sendo responsável por ações de prevenção à saúde, bem como de fiscalização e cobrança do devido fornecimento de equipamentos de proteção e adequações nos locais de trabalho.

Nesta situação de pandemia do Covid-19, que os servidores estão sendo expostos ao risco de contaminação a um vírus desconhecido sem tratamento eficiente ou vacina, a Comissão ganha ainda mais importância, já que os Epis e a disponibilização de produtos para a higienização são as únicas formas de prevenção da doença. O Sintram irá oficiar a gestão municipal de Galileu Machado e cobrar a imediata nomeação dos eleitos, para que possam ser iniciadas as atividades para preservação da saúde e segurança dos servidores de Divinópolis de forma diária e permanente.

Em entrevista ao sindicato em outubro de 2019, o técnico de segurança do trabalho da Prefeitura, Ciro Máximo, disse que a administração municipal já havia sido notificada pelo Cresst,  sobre o resultado das eleições  e restava apenas a posse dos eleitos e indicação dos representantes do Executivo para que fosse convocada a primeira reunião dos membros.

Na entrevista, o técnico ressaltou ainda a importância da Comissão, que tem papel de trabalhar na prevenção de acidentes, na melhoria das condições de trabalho e dos locais de trabalho.  “Ela atua justamente para melhorar a qualidade de trabalho, a segurança, tendo o cuidado de apontar onde tem riscos e apontando esses riscos, a  gente consegue colocar  o uso de EPIS, colocar uma placa de segurança impedindo entrada de terceiros no setor. Sempre o foco é tentar que o trabalhador acidente menos, que  ocorra menos acidentes no município”, explicou o técnico em entrevista ao sindicato.

Composição

O técnico explicou que Cipa é composta por oito representantes. Desse total, quatro são eleitos pelos servidores e os outros quatro indicados pelo Executivo.  Entre os representantes dos servidores um é indicado para vice-presidente e  entre os do Executivo um é indicado para a presidência da Comissão.  O cipista exerce um trabalho voluntário e além de uma reunião mensal, podem ser convocadas reuniões extraordinárias para tratar de situações que necessitem da avaliação de risco de modo a promover a interdição de algum local, ou seja, sempre o trabalho é atuar em prol da segurança.

Posicionamento

O vice-presidente Wellington Silva disse que essa situação mostra a omissão da Prefeitura em relação à promoção e organização da segurança do trabalho no município. “É um situação de desrespeito às normas vigentes, de desvalorização da CIPA e mostra que a segurança do trabalho não está sendo prioridade dentro da gestão municipal. Meses já se passaram e os membros não foram nomeados. O sindicato sempre teve a preocupação com a segurança do trabalhador e preservação da saúde e, sobretudo, nesta situação de pandemia inúmeras vezes oficiamos à administração para o fornecimento de Epis, material de higienização, afastamento dos servidores do grupo de risco, jornadas flexíveis, ou seja, nossa preocupação foi resguardar a saúde de nossos trabalhadores e seus familiares. Mas sabemos que a questão da segurança do trabalho tem que ser um trabalho diário e  a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um órgão criado pelas leis vigentes justamente para trabalhar neste processo e deve ser regularizado imediatamente pela administração” disse.

A presidente Luciana Santos destacou que o sindicato sempre é parceiro em iniciativas de proteção aos trabalhadores municipais. “O Sintram sempre esteve aberto as atividades do Cresst , sendo parceiro em projetos voltados à valorização, orientação e suporte aos nossos servidores. Do mesmo, seremos parceiros nas iniciativas de segurança e preservação à saúde e nesse sentido é que iremos oficiar a administração  para que regularize essa situação. E deixamos claro que todo apoio que os cipistas necessitarem o sindicato estará presente, apoiando e cobrando as ações para preservação da saúde e segurança de nossos servidores”, disse Luciana.

 

 

Veja o resultado da votação dos membros representantes dos servidores:

CANDIDATO VOTAÇÃO
1º Nelson Antonio Santos (SEMED) 740 votos
2º Marilza Eloi Chaves (SEMOP) 184 votos
3º Melina de Melo Santos ( SEMUSA) 177 votos
4º Geise de Fátima Silva (SEMUSA) 175 votos
5º Rafaela Santos Silva (SEMUSA) 167 votos
6º Celia Maria Batista ( SEMUSA) 164 votos
7º Wellington Silva (SEPLAM) 118 votos
8º Marcio  Aparecido David (SEPLAM) 57 votos
9º Nilton Sousa Medeiro (SEMSUR) 57 votos
Nulos 156 votos
Brancos 449 votos
TOTAL 2.444 votos