Sintram faz inspeção no Crevisa e encontra animais expostos à chuva, telhado em risco e goteiras

Criado em Divinópolis para ser referência em saúde e controle populacional dos animais, o Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) vem sofrendo com o abandono ao longo dos anos. Instalado na cidade no início da década e 2000, o Crevisa encontrou resistência para ser aceito especialmente pelas organizações de proteção animal, porém ao longo dos primeiros anos de funcionamento as administrações conseguiram mudar esse panorama.

Entretanto, a partir de 2010, o Crevisa voltou a ser questionado. Muitas reclamações, que se intensificaram nos cinco últimos anos, especialmente pela prestação de serviços inadequada. Nesta segunda-feira (10), após receber várias denúncias, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) fez uma vistoria no local. Os diretores Geise Silva, Lucilândia Monteiro, Wantuil Alves, e o vice-presidente Wellington Silva, passaram algumas horas no Crevisa e encontraram o local em estado de abandono.

O mofo tomou conta de todo o prédio e goteiras atingem todos os setores. Em alguns pontos, a água está minando do teto. Há ainda o telhado danificado e em risco de desabamento e animais estão expostos à chuva. Após a vistoria houve a promessa de que os animais serão mais bem acomodados.

Problemas também foram encontrados na sala de castração, porém a situação mais grave está no bloco destinado à eutanásia de animais que não têm condições de serem tratados. Segundo a diretora do Sintram, Geise Silva, o Sindicato pedirá a interdição de todo o bloco.

ACOMPANHAMENTO

O Sintram vem acompanhando a situação do Crevisa desde o ano passado. O vice-presidente Wellington Silva diz que é o governo municipal deve ser responsabilizado. “Os servidores do Crevisa têm sido alvos de ataques na Câmara, porém é preciso verificar quais são as reais condições de trabalho. Infelizmente são condições precárias, que não oferecem um atendimento decente à população e não permitem ao servidor desempenhar sua função com a melhor prestação de serviço. Os servidores fazem o que lhes é possível para garantir que o Crevisa ainda tenha condições de atender a população, mesmo que precariamente”, destaca o vice-presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram