Sintram e Prefeitura de Bambuí concluem planos de carreiras e pedem aprovação do Legislativo

O longo trabalho para construção e revisão dos planos de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos de Bambuí do quadro geral e da educação finalmente foi concluído. Agora os projetos de lei já estão na Câmara Municipal aguardando a análise e votação dos vereadores. Na última semana, a diretoria do Sintram esteve em reunião com o prefeito Olívio José Teixeira que agradeceu a atuação do sindicato

Em vídeo postado na página da Prefeitura de Bambuí, a diretoria do Sintram representada pela presidente Luciana Santos, pela conselheira fiscal, Lucilândia Silva, pela diretora, Rejane Mendonça, e pelo dirigente sindical, acompanhada do prefeito, José Olívio, comunicaram a conclusão do trabalho a toda população de Bambuí e pediram o apoio à Câmara Municipal para que os projetos sejam colocados em votação e aprovados ainda este ano.  “Foi um trabalho muito longo para a conclusão dos planos. Um trabalho que envolveu a Prefeitura, Câmara, o sindicato, servidores e agora está encerrado. É importante destacar que já foi aprovado inclusive em assembleia pelos servidores do quadro Geral e da Educação e agora contamos com a Câmara para poder colocar ainda esse ano esse projeto em votação porque isso é importante para o servidor, o servidor está esperando isso há muito tempo. É uma vitória do servidor”, destacou a presidente.

O dirigente sindical, Eduardo Parreira, que esteve representando o Sintram, juntamente com a conselheira fiscal, Lucilândia Monteiro, em todas as assembleias e reuniões para construção e revisão dos planos, disse que a aprovação ainda este ano garante o incremento salarial já em janeiro de 2020 ao funcionalismo. “A aprovação desses planos ainda no exercício do ano de 2019 assegura aos servidores a aplicação inclusive no que se refere ao elemento remuneratório para janeiro de 2020. Então a expectativa é na celeridade dos trabalhos da Câmara Municipal e estamos confiantes que essa conclusão dos trabalhos, a votação e aprovação se dará da melhor forma e rápida possível, para que a sociedade, em última instância, possa colher os melhores frutos do serviço público municipal”, destacou.

A conselheira Lucilândia  Monteiro agradeceu o trabalho de todos os envolvidos neste longo processo de discussão, destacando a participação “incessante dos servidores e dos vereadores da Câmara Municipal de Bambuí”.

A diretora Rejane Barcelos destacou também o longo trabalho e parceria do Executivo para conclusão dos planos e o ganho para a Educação Municipal com a instituição do pagamento do piso nacional e a importância do tão esperado concurso público. “Foi um trabalho desgastante e o prefeito a todo tempo estava empenhado em realizar.  Foram muitos cálculos, muitas contas e já foi aprovado, já  viu que é possível pagar e estamos aqui pedindo também ao Legislativo que apóie esse projeto, esse ano ainda, para que se possa fazer o concurso, pensando também na nossa previdência, que nosso Instituto Previdenciário precisa da contribuição servidor efetivo para poder pagar os aposentados”, disse.

A presidente Luciana finalizou dizendo que os planos  de carreira exigem realmente muito trabalho e  discussão para serem concluídos. “Só para deixar claro que foi feito todo o impacto financeiro, não tem nenhum problema com esses planos,  demora porque é assim mesmo, a gente não pode construir um plano que a Prefeitura fica inviabilizada de colocar em prática, que é o que aconteceu nesses últimos anos. Agora com os planos fechados, com os impactos feitos (…) pedimos a Câmara que coloque o projeto em votação para que a partir de janeiro os servidores  de Bambuí já possam estar recebendo o piso e os outros benefícios que virão com os planos”, disse.

PREFEITURA

O prefeito agradeceu o trabalho de parceria do Sintram e disse que mais que um sonho, a construção e revisão dos planos de carreira foi um compromisso firmado pela sua administração. “Desde início do mandato, desde quando eu era vereador, eu lutava por esses planos de cargos e pelo concurso público e não foi por falta de vontade, foi  muita luta, muito sofrimento, mas graças a Deus, ao empenho e trabalho de todos, isso está para acontecer,  sendo aprovado pela Câmara, vamos fazer o concurso o mais rápido e pedimos aos vereadores que tenham agilidade nesta situação”, finalizou.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram