Sintram é parceiro na realização da II Conferência de Saúde Mental do Município de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizará no dia 10 de abril, a “II Conferência de Saúde Mental”, e com o intuito de sempre apoiar ações e medidas que capacitam e trazem benefícios para os servidores públicos municipais e para a população, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) firmou parceria com a Semusa, e está auxiliando na realização do encontro.

Nessa quinta-feira, 10, a comissão organizadora da Conferência realizou, no auditório do Sintram, a capacitação com os servidores municipais da rede de saúde pública de Divinópolis, que irão conduzir as oito reuniões preparatórias, que serão feitas juntas à população antes da II Conferência. De acordo com o integrante da comissão organizadora, Ronaldo Alves as reuniões preparatórias serão realizadas entre os dias 15 e 31 de março, em pontos estratégicos de região sanitária do município.

“Nesses encontros os profissionais se reunirão com a comunidade em geral, com os interessados na construção das políticas de saúde mental. A população será preparada para debater o tema central da II Conferência, os eixos, os subeixos, com a intenção de qualificar o debate, de promover uma reflexão mais crítica sobre a política de saúde mental no município”, detalha.

O tema da “II Conferência de Saúde Mental” será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”. O tema do eixo principal que será debatido no encontro será “Fortalecer a garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos” que será dividido em quatro subeixos. Ronaldo reforça que a participação da população nas reuniões preparatórias, e na II Conferência é fundamental, visto que o encontro é um dispositivo previsto na Constituição Federal, de controle social, que a comunidade tem a oportunidade de refletir, debater e elaborar propostas que atendam os anseios da população.

“As propostas que serão elaboradas no dia 10 de abril serão enviadas para a Conferência Estadual, em Belo Horizonte, que por sua vez, posteriormente serão levadas, em novembro, para a Conferência Nacional, em Brasília. A construção dessas propostas refletirá diretamente na atuação dos profissionais da rede de saúde, quanto no atendimento ao usuário da política de saúde mental. É o momento de todos participarem, para que possamos propor melhorias na política pública de saúde mental da cidade”, ressalta.

A presidente do Sintram, Luciana Santos destaca que o Sindicato está de portas abertas para toda e qualquer ação que traga benefícios para os servidores públicos municipais e para a população.

“A diretoria do Sintram sempre teve esse olhar para as parcerias com as administrações municipais neste sentido, de preservar, promover a saúde. Um trabalho bem estruturado, bem feito, reflete diretamente no atendimento à população. Nós estamos muito felizes em apoiar mais uma ação que trará benefícios para os servidores municipais, e para a comunidade em geral, pois sabemos que toda política pública deve ser construída desta forma, com a participação de todos”, conclui.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram