Sintram e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador preparam ações para marcar o “Novembro Azul”

A partir da quarta-feira da próxima semana (24/11), o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste (Sintram) e o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) da Prefeitura de Divinópolis iniciam uma série de ações para marcar o “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata e reafirmar aos servidores municipais e à sociedade a importância dos cuidados com a saúde masculina.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A campanha Novembro Azul foi iniciada em 2011 com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e o mês de novembro transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente três milhões convivendo com ela.

PROGRAMAÇÃO

A Campanha Novembro Azul, em Divinópolis, liderada pelo Sintram e pelo Cresst começa na próxima quarta-feira (24), a partir de 8h, no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), quando acontece o “Café com Prosa- Quebrando Tabus”, tendo Omo palestrante o urologista André Barragat. O evento será mediado por Gustavo Dias Araújo, do Cresst. O Sintram será representado pela diretora de Formação Sindical, Geise Silva, e pela conselheira Lucilândia Monteiro. No mesmo local, às 10h, haverá ginástica laboral com a fisioterapeuta Melina de Melo Santos.

Ainda no dia 24, a partir de 14h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), haverá uma apresentação musical da Escola de Música, além de uma nova palestra com o médico André Barragat. O evento será transmitindo ao vivo pelo Instagram da Prefeitura.

Na sexta-feira, dia 26, a partir de 7h, haverá um café no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) / Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), com uma palestra do médico Flávio Marcelino, coordenado por Gustavo Dias Araújo (Cresst) e Geise Silva, do Sintram. Haverá também a realização de testes rápidos detecção doenças venéreas, Hepatites B e C e HIV pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para todos os servidores que atuam no pátio.

Ainda na sexta-feira, dia 26, às 14h, acontecerá uma roda uma roda de conversa com o tema “Oi machão, desse jeito sua mulher fica viúva!”, voltada para os servidores que atuam no Centro Administrativo. O palestrante será o médico Flávio Marcelino e a palestra será mediada por Inara Aparecida Faria Tavares e Rafaela Santos Silva.

No mesmo dia, no térreo do Centro Administrativo, às 14h, acontecerá uma tenda da saúde que oferecerá diversos serviços, como: aferição de pressão arterial, atualização do cartão de vacina (de rotina de Posto de Saúde), cálculo do índice de massa corporal, testes rápidos de doenças venéreas, Hepatites B e C e HIV e orientações sobre saúde e segurança do trabalho. Os serviços oferecidos estarão disponíveis para os servidores e cidadãos que passarem pelo local durante o evento. Esta ação será organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em conjunto com o Cresst.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, comemora a parceira com o Cresst, especialmente possibilitando levar informações de alto grau de importância aos servidores. “Temos feito boas parcerias com o Cresst e não há dúvidas de que os resultados são bastante satisfatórios. Especialmente porque nosso objetivo principal é oferecer aos servidores informações qualificadas sobre vários assuntos, especialmente sobre saúde. Entendemos que a informação é fundamental para levar aos servidores e a  importância da prevenção de várias doenças e é isso que temos feito como uma contribuição de alta relevância para todos”, declara a presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Imagem: divinopolis.mg.gov.br