Sintram confirma denúncias de irregularidades em equipamentos de proteção individual fornecidos aos servidores da saúde de Pains

No início desse mês, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) recebeu denúncias de servidores sobre a inadequação dos aventais para uso na área de saúde fornecidos pela Prefeitura da cidade de Pains. De acordo com as denúncias, foram entregues pela administração municipal aventais com a gramatura abaixo do recomendado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Tão logo recebeu a denúncia, o sindicato tentou um primeiro contato com a secretária municipal de Saúde, Fabiana Carvalho, porém foi informado que ela não se encontrava naquele momento na Prefeitura. Ainda assim, a diretoria do Sindicato deixou registrada a denúncia para que a inadequação fosse corrigida.

INSPEÇÃO

Wellington Silva e Antônio Leonardo fazem inspeção em Centro de Saúde de Pains

Nesta quinta-feira (14), o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, e o diretor jurídico Antônio Leonardo Rosa, estiveram na cidade de Pains para uma inspeção dos equipamentos de proteção individual fornecidos aos servidores municipais pela Secretaria Municipal de Saúde. Foi constatada a denúncia de que os aventais fornecidos para os servidores do setor de odontologia não atendem às regras trabalhistas. De acordo com Norma Regulamentadora, os aventais devem ser descartáveis, de gramatura 40g/m2. Entretanto, os aventais fornecidos pela administração, são de 20g/m2. Gramatura é a medida da grossura e densidade do tecido, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Os diretores do sindicato também receberam registros fotográficos de capotes no varal para secagem, o que sugere que o material está sendo reutilizado, conforme foi denunciado ao sindicato.  Os diretores orientam que se os servidores estiverem recebendo o material sem lacre, entrar em contato com o sindicato.

Aventais no varal para secagem sugerem que o material está sendo reutilizado; produto é descartável

De acordo com o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, os óculos de proteção facial também não atendem às especificações e a administração não está fornecendo o avental de chumbo infantil, utilizado para cobrir a região torácica e abdominal dos pacientes e operadores durante a realização de exames radiográficos. Esses aventais são capazes de reduzir ao máximo a dose de exposição à radiação. Também foi informado que o ar condicionado encontrado no consultório dentário está sem o filtro, equipamento necessário para reduzir as impurezas geradas pelo funcionamento do equipamento.

HOSPITAL MUNICIPAL

Os diretores do Sintram visitaram dois postos de saúde e pretendiam vistoriar, também, o Hospital Municipal. Segundo o diretor jurídico, Antônio Leonardo Rosa, em contato telefônico um funcionário informou que o diretor do Hospital, Luiz Augusto, receberia os diretores do sindicato. Porém, após longa espera, eles desistiram de inspecionar o hospital, sem ser recebidos pelo diretor, que deveria autorizar a vistoria. Antônio Leonardo disse ainda que na Prefeitura não foi possível se reunir com a secretaria municipal de Saúde, Fabiana Carvalho. “Fomos informado que ela estava de folga”, relata o diretor jurídico.

De acordo com Wellington Silva, o Sintram já encaminhou ofício à secretária de Saúde de Pains, solicitando medidas urgentes para que as irregularidades sejam sanadas, como também pediu o agendamento de uma reunião para discutir a segurança dos servidores do sistema de saúde da cidade. “Vamos aguardar por um prazo que seja suficiente para que as soluções sejam encaminhadas e, caso isso não ocorra, levaremos a denúncia ao Ministério Público do Trabalho”, informa Wellington Silva.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram