Sintram apoia projetos “Rota da Saúde” e “Revele seu Talento”

O Sintram buscando sempre a valorização do trabalhador municipal de Divinópolis e região está mais uma vez apoiando as iniciativas do Núcleo Social do “Centro de Referência à Saúde e Segurança do Trabalhador – Cresst”. O sindicato irá sediar no dia 5 de setembro mais uma ExpoMostra do Projeto “Revele seu Talento”, que é oportunidade para os servidores da ativa e aposentados de exporem talentos artísticos, artesanais, culinários, etc. Além disso, a atual diretoria se dispôs a ser parceira na divulgação do “Projeto Rota da Saúde” que desde junho está promovendo palestras sobre temas diversos no Pátio de Obras da Prefeitura Municipal de Divinópolis.

As sociólogas Margareth Araújo e Neide Silva são as coordenadoras dos dois projetos. Margareth explica que o “Projeto Rota da Saúde” teve início no final de 2017, sendo que a proposta inicial era promover “rodas de conversa” com os trabalhadores municipais, principalmente da área administrativa, na sede do Cresst, sempre às 17h. Segundo a profissional, nos encontros eram tratados temas distintos de acordo com a necessidade de cada situação já elencada a partir dos atendimentos do Cresst. Ela conta que agora em 2019 está sendo desenvolvido um trabalho específico com os servidores do pátio de obras da Prefeitura. “Ficamos com a roda de conversas com dez palestras e logo em seguida houve uma pausa no projeto. Agora em 2019 reativamos o projeto e estamos trabalhando diretamente com os servidores do Pátio porque observamos que a ponta necessita dessas palestras mais pontuais e abertas, que servem até como um alerta para a saúde como um todo”, explicou.

PROGRAMAçãO

A programação de palestras do “Projeto Rota da Saúde” teve início em junho e desde então estão sendo promovidos encontros mensais com os trabalhadores do Pátio, com duração de 60 minutos, sendo o início sempre às 7h, antes das atividades laborais. Em junho foi abordado o tema “Nutrição e Alimentação Saudável focada no trabalho”, com a nutricionista Nize Renne; em julho, “Prevenção álcool e Droga”, com a Equipe SADDHU; e no último dia 19 de agosto “Saúde Mental- Orientações acerca de problemas psicológicos”, com a psicóloga do Cresst, Senhorinha Ribeiro.

Até dezembro a programação do Projeto traz temas de interesse e orientação aos servidores. Na agenda estão programados os seguintes encontros: dia 27/09 palestra com a dermatologista, Mauritânia Guimarães, sobre o tema “Câncer de Pele – Cuidados e Proteção”; no dia 25/10 palestra com o médico do Cresst,  Wander Freitas,  abordando o tema “Novembro Azul – Orientação sobre Câncer de Próstata; no  dia 25/11 palestra sobre o tema “Prevenção à Sífilis” com a equipe do SAE; e fechando o ano será abordado o tema “Cuidados com o Coração – Prevenção de Acidentes Cardiovasculares”, com o médico do Cresst, Antônio de Pádua.

RETORNO

A socióloga explica que o projeto  está tendo retorno muito positivo. “Estamos com uma recepção maravilhosa, nunca tivemos menos que 58 ouvintes  e está sendo bastante produtivo com um feedback muito importante. Sempre os participantes questionam e mesmo que o assunto não é para um, eles multiplicam as  informações, isso está sendo muito precioso para a gente”, destacou Margareth.

EXPANSãO

Segundo a socióloga o objetivo é que o projeto seja expandido para outros setores, beneficiando mais servidores. A profissional explica que o Núcleo Social é novo dentro do Cresst e focado na “escuta” e “também nos encaminhamentos necessários” unindo o trabalho da sociologia e da assistência social. “Nossa intenção é que a Rota da Saúde não pare e que no ano que vem a gente comece elencar várias palestras também com situações bem compatíveis com o dia a dia do servidor e esperamos ser convidados para levar para todas as áreas”, disse Margareth.

REVELE SEU TALENTO

O projeto “Revele seu Talento” é outro projeto importante desenvolvido pelo Núcleo Social do Cresst  que oferece oportunidade  aos trabalhadores municipais – seja da ativa ou aposentados – para mostrarem seus talentos artísticos, culinários, artesanais, entre outros. O projeto que teve início em 2017 e já está na sua 13ª edição, sendo que a primeira edição foi na sede do Sintram. “O apoio do Sindicato foi imprescindível até  o “Projeto Revele seu Talento”, onde a primeira exposição foi no Sintram. Nós já  tivemos  lá duas vezes e vamos retornar no dia 05 de setembro,  conforme combinado com a presidente Luciana, para promovermos uma nova exposição. O sindicato tem sido a nossa mão preciosa nesta caminhada e agradecemos demais, pois  está fluindo bem e a Rota da Saúde que eles possam abraçar isso também até para o servidor aposentado”, ressaltou  Margareth.

PARTICIPE

Margareth explica que  o projeto “Revele seu Talento” já conta com 32 servidores inscritos e está aberto para novos participantes e desde que foi iniciado em 2017, mensalmente está sendo promovida uma exposição.   “Muitas das vezes não conseguimos que os 32 inscritos porque as habilidades de cada servidor  faz com que eles se tornem pequenos empreendedores  porque eles negociam e demonstram seus talentos, o seu crochê, o seu bordado, o seu docinho, o seu tempero, ou seja, são várias atividades. Isso aumenta a renda do dia a dia e está sendo de uma importância enorme, tanto que já estamos na 13ª Mostra e abertos a credenciar mais servidores”, explicou.

Para cadastrar basta que o servidor entre em contato com o Núcleo Social do Cresst, falar com Margareth ou Neide pelo telefone:  3229-6636.