Sindicatos cobram resposta do presidente da Câmara relativo à revisão salarial dos servidores do Legislativo

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal (Sintemmd) encaminharam essa semana ofício conjunto ao presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Eduardo Print Júnior (PSDB), para tratar da revisão salarial dos servidores do Legislativo.

No documento, os sindicatos pedem uma resposta do presidente do Legislativo ao ofício enviado pelo Sintram no dia 15 de abril, através do qual foi formalizado o pedido  de pagamento do gatilho salarial aos servidores da Casa, conforme data-base da categoria. Após mais de dois meses do ofício ser protocolado, até hoje o presidente da Câmara não deu uma resposta.

Além de cobrar uma resposta, no ofício encaminhado essa semana, os sindicatos oficializam o convite ao vereador Eduardo Print Júnior para participar de uma reunião agenda para o próximo dia 5, às 9h, no auditório do Sintram. Além das diretorias dos dois sindicatos, a reunião, que vai tratar da recomposição dos salários, também terá a participação da Comissão de Servidores, que acompanha a negociação.

Os sindicatos também enviaram ao presidente da Câmara estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que mostra que os gastos com a folha de pagamento dos servidores municipais estão em 43,96%, muito abaixo do limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3%. Dessa forma, entendem os sindicatos, a Prefeitura possui margem dentro da Lei para a concessão do gatilho, previsto pela Lei 6.749/2008, com índice fixado pela Lei 8.083/2015. Conforme o índice apurado pelo IPCA da Fundação Ipead, a revisão esse ano deverá ser de 5,2%.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram