Servidores do sistema de saúde de Divinópolis recebem treinamento para trabalhar com nova ferramenta de informações do SUS

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis concluirá nesta quinta-feira (5) o treinamento de 800 servidores do sistema de saúde do município. O treinamento tem por objetivo capacitar os servidores para a implantação do e-SUS, a nova ferramenta para a prestação de informações do Sistema Único de Saúde. O e-SUS começa a funcionar em Divinópolis a partir das 9h desta quinta-feira.

De acordo com o Ministério da Saúde, o e-SUS é um conjunto de ações para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário. Os dois principais componentes dessa estratégia são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que é nacional, e o e-SUS AB, que é utilizado nas unidades básicas. Dessa maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde.

O e-SUS ainda oferece o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) para agendar consultas e registrar as informações sobre o atendimento do paciente na UBS; Coleta de Dados Simplificada (CDS): com ela, é possível fazer o cadastro individual e domiciliar, e criar fichas de atendimento médico, odontológico e de atividades coletivas; e Atenção Domiciliar (AD): aplicativo para dispositivos móveis.

Segundo a Semusa, o treinamento começou no dia 25 de abril e estão participando todos os servidores que compõem a Diretoria de Atenção Primária à Saúde, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e a Central de Imunização.

De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, o e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. “Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população”, informou.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD