Servidores de Igaratinga definem pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2020

O Sintram realizou ontem (19) assembleia com os servidores públicos municipais de Igaratinga para definição da Campanha Salarial 2020.  A diretoria do sindicato enviará ainda essa semana ofício ao prefeito municipal, Renato de Faria Guimarães, para dar início, o mais breve possível, a negociação.

A assembleia foi comandada pelo vice-presidente, Wellington Silva, e pelo diretor de planejamento Vantuil Alves. Após os debates dos servidores presentes, a categoria deliberou que o Sintram deverá questionar a administração municipal sobre a situação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários,  para que essa demanda possa ser concluída, visto que há anos é aguardada pelos trabalhadores.

Além disso, a categoria quer a correção do acúmulo de perdas salariais de 2018 e 2019.  Inclusive relativo a 2018, que o resíduo salarial é de 0,59%, o prefeito havia negociado que pagaria esse  em fevereiro deste ano, porém não cumpriu o que foi negociado e novamente na revisão relativa ao acumulado de 2019 concedeu apenas 3%, índice abaixo da inflação acumulada. “Vamos questionar essa situação ao Prefeito, porque o funcionalismo aceitou aguardar até o início de 2020 para receber o que devia ter sido pago  no início de 2019 e agora em fevereiro o prefeito não cumpriu o que foi negociado  e  ainda deu a correção abaixo do índice do acumulado. Ou seja uma falta de respeito e compromisso com os nossos servidores, que são os responsáveis pelo bom funcionamento da máquina pública”, disse o vice-presidente Wellington.

Os servidores do quadro geral estão sendo mais prejudicados em Igaratinga, visto que o prefeito cumpriu a lei do piso nacional da Educação (12,84% – índice aplicado pela Lei municipal 127/2020), mas não teve o mesmo zelo de cumprir o que é devido aos servidores do quadro geral, pagando a revisão salarial. “Esperamos o mais breve possível abrir o diálogo com o prefeito para corrigir essa falta com os servidores do quadro geral”, declarou o vice-presidente.

GANHO REAL

Além da correção das perdas salariais, foram definidos também os seguintes pontos pelos servidores presentes na assembleia: ganho real de 11% sobre os salários; instituição do vale-refeição no valor de R$$13,00(treze reais) e instituição do gatilho salarial conforme o IPCA  medido pela Fundação IPEAD/UFMG.

COMISSÃO

Para trazer mais transparência às negociações, irão acompanhar a diretoria do Sintram  na apresentação das reivindicações ao Executivo os seguintes servidores: Eli Gonçalves, Cleide Fonseca e José Henriques. “Agradecemos aos servidores que estiveram presentes na assembleia, defendendo o que é direito e  interesse deles próprios. Como sempre frisamos é com união e participação que o sindicato avança na negociação com administração”, finalizou Wellington.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram