Servidores da Farmácia Central participam do projeto ‘Sensibilizar’

O Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) iniciou na última terça-feira, 21, as atividades do projeto “Sensibilizar”, na Farmácia Central de Divinópolis. O programa criado pelo Cresst, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram), tem como objetivo sensibilizar, acolher, escutar e agir, de modo que seja desenvolvido um trabalho contínuo junto aos servidores, buscando a promoção da saúde física e mental, com valorização da vida no espaço de trabalho.

Em 2019, a diretoria do Sintram levou a necessidade de discussão do tema “Saúde mental” aos profissionais do Cresst. A preocupação do sindicato estava relacionada ao aumento de relatos de casos de suicídios e de licenças médicas ligadas a problemas psíquicos. O projeto já foi desenvolvido no Serviço Municipal do Luto e na Policlínica.

A presidente do Sintram, Luciana Santos destaca a importância de desenvolver ações com foco na preservação da saúde mental dos trabalhadores. “A equipe multiprofissional do Cresst atua na análise de clima organizacional e age conforme o diagnóstico levantado nos encontros com o grupo. Nesta situação de pandemia, a importância de discussão da saúde mental ganha ainda mais força. O projeto é desenvolvido desde maio do ano passado e já trouxe resultados positivos. Ficamos muito felizes em ver que o Cresst está dando andamento a essa demanda, que é tão fundamental. O sindicato continua de portas abertas para apoiar, discutir em todas as iniciativas que vão de encontro com a promoção do bem estar físico e mental de nossos servidores”, reforça.

A coordenadora do Cresst, Inara Tavares explica que a solicitação para a realização do projeto pode ser feita a partir de uma demanda do grupo ou da própria chefia imediata. “A partir do primeiro encontro começamos a mapear e direcionar as ações, que são pensadas de acordo com as características de cada setor. Não chegamos com uma proposta pronta para o grupo, construímos juntos os caminhos que serão percorridos, os encontros ocorrem através de uma didática descontraída e acolhedora”, explica.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram