Sensibilizar: Cresst desenvolve projeto visando à promoção da saúde mental e física dos servidores de Divinópolis

No ano passado, Sintram levou demanda aos técnicos do órgão diante de relatos de casos de suicídio e afastamentos por problemas psíquicos

“Sensibilizar” esse é nome do projeto que desde maio está sendo desenvolvido pelo Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) da Prefeitura de Divinópolis . O projeto foi criado após discussões com uma equipe multidisciplinar, envolvendo as Secretarias de Administração, Saúde, Educação e parcerias do Sintram e UFSJ. O objetivo da iniciativa é sensibilizar, acolher, escutar e agir, de modo que seja desenvolvido um trabalho contínuo junto aos servidores, buscando a promoção da saúde física e mental, com valorização da vida no espaço de trabalho.

No ano passado, a diretoria do Sintram levou essa necessidade de discussão do tema “Saúde mental” aos profissionais do Cresst. A preocupação do sindicato estava relacionada ao aumento de relatos de casos de suicídios e de licenças médicas ligadas a problemas psíquicos, sendo importante voltar o olhar para o problema e desenvolver ações com foco na preservação da saúde mental dos trabalhadores. Inclusive participou desses debates a professora da UFSJ, Nadja Cristiane Lappann Botti. Representante do Núcleo de Suicidologia da Universidade de São João Del Rey, em Divinópolis, Nadja Cristiane, é psicóloga, mestra, doutora e professora da Universidade.

A enfermeira do trabalho, Inara Aparecida Tavares, explica que o projeto “Sensibilizar”desde maio vem realizando visitas aos setores do Serviço Municipal do Luto e cemitérios, nos quais trabalham cerca de 40 servidores, dentre eles agentes de administração, agentes funerários e coveiros. “Levantamos demandas dos servidores e partir de então elaboramos pequenos encontros respeitando as medidas de prevenção da Organização Mundial de Saúde e evitando aglomerações. É precoce falarmos de resultados obtidos, pois o projeto é recente, mas já percebemos uma interação melhor entre a equipe e da equipe com Cresst. Nos dois últimos encontros tivemos a oportunidade de confraternizar com café da manhã com servidores do serviço municipal do luto”, destacou.

Sobretudo nesta situação de pandemia, a importância de discussão da saúde mental ganha ainda mais força. A enfermeira do Trabalho, Inara Tavares, explicou que com a pandemia foi necessário adiar as reuniões na sede do Sintram, como vinham sendo realizadas desde o ano passado, mas foram mantidas as discussões com a equipe do Cresst e até o momento já foram realizadas sete encontros no Serviço Municipal do Luto, com foco nesta proposta de promoção da saúde física e mental dos servidores.

Planejamento
Sobre o planejamento do projeto, Inara enfatizou que o momento vivido frente a pandemia é delicado e o foco tem sido priorizar alguns locais, visto que  a Prefeitura conta com mais de 5 mil servidores e a equipe do Cresst é de aproximadamente 20 profissionais “A proposta é expandir o projeto a outras secretarias. Como estamos trabalhando com prioridades o próximo passo será a secretaria de saúde. Já temos uma reunião agendada para 17/07/2020 de um setor da Semusa”, declarou.

Assistência social
A assistente social do Cresst e diretora de Comunicação do Sintram, Rafaela Santos Silva, que é uma das  técnicas envolvidas no projeto “Sensibilizar”, explicou o porquê do Serviço Municipal  do Luto ter sido escolhido como o primeiro local para realização dos encontros. “Foi o primeiro local porque partiu de uma solicitação da gerência de desenvolver esse trabalho e está sendo muito prazeroso porque era um setor que tinha muita necessidade de acolhimento com os servidores e não tínhamos visto este trabalho lá, então foi a junção mesmo, existia  a necessidade, houve a solicitação, então fomos trabalhar neste local inicialmente. O nosso objetivo é estender o projeto para outros locais da administração, até mesmo porque a demanda de cuidado e acolhimento é uma demanda que está em quase todos os setores que nós temos visitado”, disse.

Rafaela destaca que o projeto está sendo muito positivo, visto que a partir do momento que os técnicos do Cresst estão em contato com o servidor, nos locais de trabalho, é possível perceber o que realmente está acontecendo com este trabalhador, se está desmotivado ou com algum grau de ansiedade. “A proximidade traz um vínculo com o servidor, uma relação de confiança, de respeito mesmo, entre nós e a partir do momento que a gente tem vínculo , conseguimos discutir as coisas de forma mais aberta”, explicou.

Reuniões
Segundo Rafaela como tema inicial das reuniões é feita uma apresentação sobre o Cresst, o objetivo do serviço, e os demais temas dos encontros são traçados de acordo com as demandas trazidas pelo setor e também com base na observação dos técnicos. “Os temas eles vão se desenhando ao longo dos encontros. Nós percebemos, discutimos e de forma interdisciplinar definimos a forma como esse tema será tratado. Os encontros acontecem de forma dinâmica, descontraída principalmente , sendo que o objetivo é acolher a demanda e discutir de forma democrática e interdisciplinar”, declarou.

Resultados
O coordenador de Serviço Funerário e Cemitério, Jonathan Coelho, que tem 15 anos de serviço público, sendo que há quase quatro anos trabalha no Serviço Municipal do Luto, aprovou a iniciativa e apontou os benefícios dos encontros, que dão a oportunidade dos servidores serem ouvidos, relatando como é o processo de trabalho no local, o relacionamento com as famílias. “Nunca teve isso, de sentar e conversar com eles (servidores), escutarem eles, a situação de como é o Serviço do Luto, dar um apoio a eles. Isso que faltava demais, essa administração deu um apoio em questão de escutar, além de um local devido, visto que o local,  que era a funerária antes, era um local meio impróprio, por ser um serviço essencial, mas graças a Deus está resolvendo e caminhando da forma legal e devida”, ressaltou.

Jonathan ressaltou ainda que com o Projeto a organização do local de trabalho melhorou ainda mais. “Hoje com o projeto melhorou demais a organização, já estava organizando, mas melhorou mais ainda. O comprometimento com o serviço porque o pessoal do projeto está escutando e orientando, a forma que seria melhor. Com isso  os servidores sentem a vontade de falar como é lidar, eles estão gostando demais, neste sentido o projeto melhorou muito, então só tenho a agradecer ao pessoal, só tenho a agradecer ao projeto”, disse.

O servidor finaliza dizendo que recomenda que o “Sensibilizar”  seja estendido para outras Secretarias, visto que é importante conhecer a realidade de cada trabalhador, alcançando avanços na promoção da saúde física e psicológica dos servidores.

Posicionamento
O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva,  parabenizou a iniciativa do projeto e afirma que o sindicato continuará sendo parceiro em todas as frentes de trabalho do Cresst, que visem o bem estar do servidor municipal. “Ficamos muito felizes que o Cresst esteja dando andamento a essa demanda, que é tão fundamental principalmente neste momento de pandemia que é zelar pela saúde física e mental de nossos servidores. E o sindicato como sempre foi parceiro do Cresst continua de portas abertas para apoiar, discutir em todas as iniciativas
que vão de encontro com a promoção do bem estar físico e mental de nossos servidores. Sabemos que o trabalho é o local, que dedicamos a maior parte do tempo de nossas vidas, então é fundamental ter esse olhar de acolhimento, de ouvir os anseios e preocupações dos trabalhadores”, destacou.