Senador contra o distanciamento social morre em decorrência da covid-19; ministro da saúde contaminado

O (PSD-RJ) morreu nesta quarta-feira (21) em decorrência de complicaçõe da covid-19. A informação foi divulgada pela família no Twitter do senador. Segundo a postagem, Arolde de Olivera morreu “vítima de covid e como consequência a falência dos órgãos”. O senador pegou a covid-19 em setembro e precisou ser internado no início de outubro.

O senador tinha 83 anos e era engenheiro e economista. Antes de se eleger senador pelo Rio de Janeiro, foi deputado federal por nove mandatos. Ele também foi secretário de Transportes do Rio de Janeiro durante entre 2002 e 2008, durante a gestão do prefeito César Maia. Nesta pandemia, o senador se destacou pelo seu forte posicionamento contra o distanciamento social.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, divulgou uma nota de pesar pela morte de Arolde de Oliveira. Segundo a nota, Arolde de Oliveira trouxe ao Senado “a experiência legislativa, o supreendente porder de comunicação e o exemplo de sua conduta afetuosa e cordata.” “Um dia triste para esta Casa. Um dia triste para os seus eleitores, admiradores, amigos e, especialmente, os seus familiares”, diz Alcolumbre na nota. Alcolumbre decretou luto oficial no Senado em homenagem à memória do senado Arolde de Oliveira.

MINISTRO

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, testou positivo para covid-19, segundo nota divulgada nesta quarta-feira (21) pela própria pasta. De acordo com o comunicado, na terça-feira, por volta das 23h, Pazuello foi submetido a exames clínicos médicos que confirmaram o diagnóstico. O teste PCR, que identifica o vírus de forma ativa, também foi realizado, mas o resultado ainda não foi liberado.

O estado de saúde do ministro, segundo a pasta, é estável. Pazuello está no Hotel de Trânsito de Oficiais do Exército, onde reside, em Brasília, e é monitorado por uma equipe multiprofissional.

Fontes: Agência Senado e Ministério da Saúde