Sem proposta da Prefeitura, servidores de Conceição do Pará poderão entrar de greve

A presidente do Sintram, Luciana Santos, juntamente com o vice-presidente, Wellington Silva, e o diretor de planejamento, Vantuil Alves,  estiveram ontem (05/03) em reunião com representantes da administração de Conceição do Pará e a Comissão de Servidores, eleita em assembleia da Campanha Salarial 2020. A reunião foi agendada, após a participação do Sintram, na tribuna livre da Câmara Municipal, momento em que a presidente Luciana Santos pediu o apoio dos vereadores à Campanha Salarial do funcionalismo e denunciou os desmandos que estão sendo praticados pelo prefeito Procópio de Freitas, que se nega negociar com o sindicato e que vem coagindo a categoria, convocando servidores para ameaçá-los em caso de uma possível greve.

Com a pauta definida desde o dia 05 de fevereiro, os servidores de Conceição do Pará, reivindicam os seguintes pontos: 1) Elaboração do Plano de Carreira Cargos e Salários para os servidores do quadro geral; 2) Piso salarial nacional referente a 25 horas semanais de trabalho, mais 1/3 de horas referente ao Planejamento Escolar para os profissionais da Educação; 3)  Fim do complemento salarial; 4) Pagamento de Insalubridade aos servidores que se enquadrem na legislação; 5)  Revogação das alterações no Plano de Carreira aplicadas para adequação ao edital de concurso púbico de 2017; 6) Retorno das eleições diretas para diretor escolar; 7)  Pagamento integral de horas extras a quem de direito; 8)  Atualização do piso salarial do município para R$ 1.200,00, com garantia de revisão anual com base na inflação; 8) Progressão horizontal de carreira automática para todos os servidores;9)  Pagamento automático de 1/3 de férias no mês de janeiro para os profissionais da educação.

Reunião

De acordo com a diretoria do Sintram, o convite para a reunião realizada ontem (05/03) partiu do presidente da Câmara de Conceição do Pará, Roberto Carlos Silveira, o Roberto do Casquilho (PV), na tentativa  de intermediar as negociações entre o Executivo, servidores e sindicato.  O prefeito Procópio Freitas não compareceu ao encontro, mas enviou representantes que somente apresentaram justificativas, e posicionaram que não é possível atender os pleitos do funcionalismo.

O vice-presidente, Wellington Silva, disse que ficou acertado de vereadores, sindicato e servidores discutirem uma proposta para apresentar a administração municipal,  mas o estado de greve está em curso e os servidores unidos na luta pelos seus direitos. “Está mantida a assembleia para o dia 17 de março, o estado de greve  está em curso e vamos agora aguardar os vereadores e a administração, do que ficou comprometido conosco, que iriam chamar a Comissão de Servidores e o sindicato para continuar a discussão. Esse encontro ficou pré-agendado para terça-feira, dia10,  na parte da tarde”, disse o vice-presidente Wellington Silva.

Estado de greve

O vice-presidente Wellington Silva destacou que várias irregularidades estão ocorrendo no município, sendo uma verdadeira injustiça aos trabalhadores municipais de Conceição do Pará, que estão sendo lesados em seus direitos.  “Os servidores estão decididos e não irão abrir mão, uma vez que a forma de pagamento e principalmente o piso dos professores está sendo pago de uma forma ilegal. O prefeito não paga o piso na integralidade, ele dá um complemento para chegar o piso, como se fosse uma gratificação. A gente entende que não pode ser dessa forma, o professor está tendo prejuízos e os demais servidores da Prefeitura  o prefeito age da mesma forma,  não paga nem o salário mínimo, ele dá um complemento, uma gratificação para chegar ao salário mínimo. Então são artimanhas que a administração faz para  burlar a lei. Isso a diretoria, o sindicato não aceita de forma alguma e vamos estar empenhados para que essa injustiça não continue com os servidores de Conceição do Pará”, finalizou Wellington.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram