Secretário de Saúde recebe diretores do Sintram para discutir reivindicações dos servidores do Crevisa

No dia 11 desse mês, diretores do Sintram visitaram o Crevisa para verificar as condições do local. Na ocasião, os servidores reclamaram, entre outras coisas, da redução do quadro de pessoal. Nesta quarta-feira (25) uma reunião entre o secretário de Saúde e diretores do Sindicato, foi encaminhada uma solução.

O diretor jurídico do Sintram, Antônio Leonardo, e o secretário geral, Demétrio Bento,  estiveram ontem (24), em reunião, com o secretário de saúde, Amarildo Sousa, e a diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, da Prefeitura Municipal de Divinópolis. O objetivo do encontro foi apresentar algumas reivindicações dos servidores do Crevisa, como: a falta de pessoal e a visível insegurança no setor. Também estiveram presentes  os servidores  Alex Borges, coordenador e veterinário, e  Erson Guimarães, coordenador de vigilância em saúde, que trabalham no local.  A intervenção do sindicato teve saldo positivo para os trabalhadores.

Em relação à falta de pessoal, o secretário de saúde, Amarildo Souza, garantiu o envio de um porteiro e um agente de saúde. “O sindicato trouxe uma demanda de falta de pessoal, realmente reconhecemos essa falta de dois profissionais devido à aposentadoria de uma funcionária e tínhamos um serviço de porteiro,  que a gente estava para contratar, e iremos regularizar isso agora em fevereiro”, garantiu Amarildo.

Também na reunião foi relatado que devido a essa sobrecarga de trabalho, o servidor que faz a manutenção foi desviado para outra função e o mato tomou conta e animais peçonhentos têm aparecido no local, sendo necessário um mutirão para garantir a limpeza. Por sua vez, o secretário garantiu que irá solicitar à administração que os funcionários da Emop  dirijam-se  ao local para efetuar a limpeza.

O diretor Antônio Leonardo e o secretário Demetrio Bento avaliaram como positiva a  reunião, já que a solicitação da categoria foi atendida pela administração municipal. “Foi um reunião bastante satisfatória, pois estivemos lá no Crevisa no último dia 11 e vimos a situação que os servidores estavam. A principal reivindicação apresentada ao Sintram foi a falta de pessoal, mas agora com a fala do secretário esse problema será sanado. Será providenciada também uma limpeza e será criada uma rotina de trabalho, que dê  condições ao servidor de executar as suas funções e principalmente um controle da portaria,  porque  aquilo lá do jeito que estava, estava até perigoso para os servidores. Não tinha portaria, todo mundo entrava e saia da forma que bem entendia e agora terá um controle e um rigor maior.   Então  no meu entendimento foi proveitoso, pois estará resolvendo a situação e caso não resolva nós estaremos retornando aqui com as novas reivindicações”, destacou o diretor Jurídico, Antonio Leonardo.

O servidor Erson Guimarães elogiou a atuação dos diretores do Sintram de prestarem apoio aos funcionários. “Eu acho muito importante a participação do Sintram em qualquer assunto de interesse do servidor, principalmente quando é na defesa dos interesses e até da integridade física do servidor. O Sintram está de parabéns”, destacou Erson.

ENTENDA

A visita do Sintram no Crevisa foi realizada no último dia 11, no momento da visita à categoria também se encontravam no local representantes de uma ong de proteção aos animais, que pressionavam os servidores. Imediatamente, os diretores do Sintram intervieram na discussão, garantindo que o sindicato intermediaria uma solução junto à Secretaria de Saúde para as dificuldades enfrentadas pelos funcionários do Centro. Após uma conversa com a diretoria do Sintram, os representantes das ongs entenderam que o ocorrido não é responsabilidade dos  servidores e sim da administração, que não investe no Crevisa. Os diretores do Sintram mostraram aos representantes da ong que a categoria trabalha no limite, sem as condições de trabalho adequadas e que somente pelo esforço de cada um ainda é possível manter o Crevisa em atividade.